A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizada nos processos seletivos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, o Prouni, Fies e SISU permitem a utilização da nota do exame de diferentes edições. A nota do ENEM é importante para todos os estudantes do país que desejam conquistar uma vaga na graduação.
Dessa forma, a partir de programas como o SISU, Prouni e Fies, há a possibilidade de entrar no ensino superior. Isto é, de forma gratuita. Se você deseja se inscrever nas seleções de forma gratuita, confira a seguir.
Critérios para o Prouni, Fies e SISU
Para concorrer às vagas disponíveis pelo Programa Universidades Para Todos, o participante deve ficar atento. Por exemplo, poderão participar as pessoas que possuírem renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Isto é, referente às vagas de bolsa integral. Por outro lado, também poderão concorrer pessoas com até 3 salários mínimos per capita. Porém, a bolsa de estudos será parcial.
Também é necessário que o participante tenha cursado o ensino médio, independente de ser em escola pública ou privada. Além disso, podem participar dos programas pessoas com deficiência e os professores da rede pública de ensino. Isto é, com exclusividade para cursos da área de pedagogia e licenciatura.
Os programas abrem as inscrições duas vezes por ano e normalmente ao início de cada semestre letivo. O processo de inscrição é padrão e deve ser feito totalmente online e de forma gratuita.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Podem participar do Fies alunos que fizeram o ENEM a partir de 2010. Porém, devem possuir nota média das quatro provas igual ou maior que 450 pontos, bem como nota maior que 0 na redação. Vale lembrar que o participante deve ficar atento à renda mensal per capita, ou seja, renda bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
Sistema de Seleção Unificada (SISU)
Para participar do SISU, é necessário ter feito o ENEM em 2021 ou 2022. Além disso, o aluno deve ter alcançado nota maior que zero na redação. Vale lembrar que pessoas que fizeram o exame na condição de treino não poderão participar da seleção.
Assim, tanto o SISU quanto o Fies permitem que pessoas que já possuem nível superior concorram às vagas. Porém, para o Prouni essa condição é proibida.
Programa Universidade Para Todos (Prouni)
Os candidatos poderão participar das bolsas de 100% e 50%, ou seja, integral ou parcial em universidades privadas. A nota do ENEM deverá ser referente às duas últimas edições da prova, assim como no SISU. Para participar do Prouni é necessário ter o ensino médio em escola pública ou particular, desde que seja em condição de bolsista.
Além disso, também podem participar os candidatos com deficiência e os professores de escolas públicas. Vale lembrar que o aluno deve possuir renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita para as bolsas integrais (100%). Para as bolsas parciais, a renda bruta mensal pode ser de no máximo 3 salários mínimos per capita.