Se você não possui pressão alta, certamente conhece alguém que possui esse problema. Afinal, a hipertensão é um dos problemas de saúde que mais acomete as pessoas no país e é responsável por desencadear inúmeras outras doenças. Para se prevenir desse problema e tratá-lo o quanto antes, conheça os principais sintomas de hipertensão lendo este post com muita atenção.
A hipertensão é um problema que pode ser controlado, seja por meio da mudança de hábitos ou pela utilização de medicamentos. O controle dessa doença é fundamental, pois a hipertensão descontrolada pode levar a problemas muito maiores, como, por exemplo, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e, em alguns casos, óbito.
Então, se você possui hipertensão, siga as orientações do seu médico para manter o problema sempre sob controle. Mas se você não sabe se possui esse problema, conheça os principais sintomas da hipertensão e fique atento.
O que é hipertensão?
O sangue é responsável pelo transporte de oxigênio e de alguns nutrientes para todo o corpo. Para isso, ele deve ser bombeado, correndo por todas as artérias e, quando voltar, retornar por meio das veias até chegar ao coração.
Para que isso ocorra, os músculos do coração precisam de cerca força e os vasos precisam ser resistentes, e esse conjunto define a pressão arterial, que nada mais é que a pressão do sangue no interior das artérias. Ou seja, a pressão arterial é a pressão que faz com que o sangue seja bombeado ao longo de todo o corpo.
Sendo assim, uma pressão muito baixa pode fazer com que o cérebro fique sem oxigênio, o que pode provocar desmaio. Além disso, uma pressão muito alta, apesar de nem sempre ter sinais e sintomas claros, são também muito graves para a saúde.
Principais sintomas de hipertensão
Como mencionado anteriormente, a pressão arterial é definida pela pressão que o sangue exerce no interior dos vasos. Porém, quando essa pressão ocorre de forma muito intensa, a pressão arterial tende a ser mais alta, podendo provocar aneurismas e/ou rompimento dos vasos, o que pode resultar em um quadro de AVC.
Além disso, uma pressão arterial muito alta pode fazer com que o organismo desenvolva problemas como infartos e falência renal.
Agora que você já sabe o que é a pressão arterial e como ela pode prejudicar a sua saúde, veja quais são os principais sintomas de pressão alta:
Cefaleia
Se você não costuma apresentar dores de cabeça com frequência, o surgimento de cefaleia sem motivo aparente pode ser um grande indício de que a sua pressão está alta.
Zumbido no ouvido
Às vezes você também pode notar alguns barulhos incômodos no ouvido, como um zumbido, que surgem quando a pressão arterial está elevada.
Dificuldade para respirar
A falta de ar também é um problema muito comum, especialmente quando há a presença de dor no peito.
Visão embaçada
Como a circulação sanguínea está exercendo uma grande pressão na parede dos vasos, é possível que algumas funções cerebrais sejam prejudicadas, e dentre elas está a visão. Portanto, se você apresentar visão dupla ou embaçada, fique atento.
Tontura
As tonturas surgem pelo mesmo motivo que a visão turva, ou seja, devido à rapidez da circulação que compromete as funções cerebrais. Então, se você apresentar esses sintomas sem motivo aparente, procure um médico.