Quando a gente não está bem, o nosso corpo começa a emitir alguns sinais, portanto, agora vamos falar sobre os principais sintomas da má circulação. Afinal, da mesma forma que a febre é uma forma do nosso corpo avisar que agentes infecciosos podem ter invadido nosso organismo, saiba que alguns sinais confirmam que nossa circulação sanguínea já teve dias melhores.
Principais sintomas da má circulação
Os sintomas da má circulação são silenciosos e, por causa disso, tornam-se mais perigosos, já que alguns pacientes acabam não percebendo a aparição dessas mazelas. Então, para evitar qualquer complicação, separamos uma lista dos principais sintomas da má circulação para que você entenda melhor com o que está lidando. Confira:
Cãibras e formigamentos
Um dos principais sintomas da má circulação é a câimbra e os formigamentos, especialmente quando acontecem nas extremidades dos membros. Por exemplo, sabe quando você dorme com o peso do corpo sobre um braço e, no dia seguinte, você sente que suas mãos estão formigando?
Aquela sensação é natural, pois a falta de sangue nesses membros causa esse formigamento quando os vasos sanguíneos começam a ser abastecidos novamente. No entanto, quando isso acontece sem uma razão aparente, saiba que esse é um dos sintomas da má circulação que merecem atenção.
O mesmo vale para a cãibra quando ela aparece mesmo que a pessoa não tenha realizado esforços físicos que a justifiquem. O natural é que elas surjam quando o músculo está sendo muito exigido e, se isso não está acontecendo, é um dos sintomas da má circulação.
Dores nas pernas
Os membros que mais sofrem os sintomas da má circulação são as pernas, pois são elas que suportam o peso do nosso corpo diariamente. Por causa desse peso, as dores nesses membros são comuns, mas quando surgem sem um motivo aparente, saiba que esses são sintomas de má circulação.
Ou seja, se você sente dores na perna mesmo que não tenha feito nada que exigisse qualquer esforço, saiba que o sangue que deveria estar irrigando esses membros não está sendo bem distribuído. Por isso, procure um ortopedista para que alguns exames diagnósticos sejam realizados, já que a má circulação nas pernas é a mais comum entre todas as outras.
Varizes
As varizes são sintomas da má circulação, já que elas indicam que o sangue está ficando acumulado no interior das veias e não está seguindo seu caminho de volta ao coração como deveria acontecer. Com o tempo, essas veias começam a ficar dilatadas e, com isso, elas ficam aparentes, causando varizes.
Cansaço nas pernas
Mais uma vez, os principais sintomas da má circulação estão relacionados às pernas, já que um cansaço inexplicável nesses membros também é sinal de atenção. Quando você é sedentário e, ao realizar qualquer atividade que demanda uma força mínima das pernas e sente dores, saiba que a sua circulação sanguínea está afetada.
Caso esse cansaço nas pernas leve ao ponto de fazer você se deitar novamente, saiba que esses sintomas da má circulação precisam de solução imediatamente.