As bebidas alcóolicas estão presentes semanalmente na vida da maioria das pessoas. Seja para acompanhar o almoço ou churrasco do fim de semana, a cerveja, por exemplo, não deixa de fazer parte da vida dos brasileiros. Mas isso se torna um problema quando o consumo é feito de forma excessiva. Leia este post e conheça os principais perigos do abuso de álcool.
O álcool é uma substância que possui certo grau de toxicidade, é psicoativa e pode levar à dependência. Porém, como o álcool é consumido pela maioria das pessoas durante suas interações sociais, dificilmente seus efeitos negativos consideram. Segundo a OMS, 3 milhões de pessoas morrem no mundo anualmente devido ao abuso de álcool, além disso, diversas pessoas têm sua saúde prejudicada. Para que você possa entender melhor os prejuízos do consumo abusivo de álcool, veja abaixo o que ele pode causar no organismo:
Principais perigos do abuso de álcool
Apesar de as bebidas alcóolicas serem bem-vindas em algumas situações, como em comemorações e em alguns encontros entre amigos e família, é necessário tomar muito cuidado para que seu consumo não se torne um vício. Assim, o álcool seria consumido de forma abusiva, acarretando inúmeros problemas para a saúde.
Atinge o sistema digestivo e endócrino
O consumo excessivo de álcool pode fazer com que as enzimas produzidas pelo pâncreas sejam ativadas sem necessidade. Então, quando uma grande quantidade dessas enzimas ativas, o pâncreas pode sofrer um processo inflamatório, conhecido como pancreatite. Além disso, alguns sintomas podem surgir de forma rápida e aguda, de forma que a vida do indivíduo pode estar em risco.
Outro problema relacionado ao uso abusivo do álcool é que ele danifica os tecidos que revestem o sistema digestivo, assim, a digestão sofre prejuízo, bem como a absorção de nutrientes e vitaminas. A consequência disso são alguns problemas como a presença de hemorroidas, desnutrição e úlceras.
Doenças inflamatórias
O fígado é o órgão responsável por eliminar as substâncias que prejudicam o organismo, por isso, esse órgão é que elimina as bebidas alcoólicas do organismo. No entanto, quando o álcool tem consumo de forma excessiva e abusiva, o fígado pode passar por um processo inflamatório. Quando essas inflamações ocorrem frequentemente, caracterizando um quadro agudo, essas inflamações podem se tornar irreversíveis, o que seria a cirrose hepática.
Quando mais o fígado for danificado, maior será sua dificuldade para desempenhar suas funções, levando ao aumento do risco de desenvolver doenças cancerígenas.
Níveis de glicose no sangue
Como mencionado anteriormente, o consumo excessivo de bebida alcoólica prejudica o pâncreas, o órgão responsável por produzir a glicose e liberá-la para o sangue. Sendo assim, quando o pâncreas e o fígado não funcionam bem, os níveis de açúcar no sangue podem cair, levando a um quadro de hipoglicemia. Em contrapartida, quando prejudica o pâncreas a produção de insulina afeta, e provoca um quadro de hiperglicemia.
Além disso, quando não há equilíbrio entre os níveis de glicose no sangue, outras complicações podem se manifestar no organismo do indivíduo, como, por exemplo, o diabetes. Portanto, pessoas diabéticas ou com hipoglicemia devem evitar o consumo excessivo de álcool.