Consumir alguns tipos de alimentos, como comida congelada, refrigerantes, macarrão instantâneo, salgadinhos e bolachas recheadas, é bastante prático no dia a dia corrido de grande parte das pessoas. Mas esses alimentos são bastante prejudiciais à saúde. Para saber mais a respeito, conheça os principais males dos alimentos ultraprocessados por meio deste post.
No mercado existem inúmeras opções de alimentos ultraprocessados e, infelizmente, muitas pessoas tomam alguns deles como a principal fonte alimentar quando estão com uma rotina cheia. Mas quais são os males dos alimentos ultraprocessados? É isso que você irá entender ao ler esse post. Pois, apesar de muitas pessoas associarem o consumo desses alimentos ao ganho de peso, os prejuízos vão muito além.
Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre esses alimentos.
Principais males dos alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados são ricos em açúcar, gorduras e sódio, o que faz com que eles se tornem alimentos muito prejudiciais à saúde. Mas, como qualquer outro alimento, esses alimentos proporcionam prejuízos significativos à saúde quando consumidos em excesso. Então, veja abaixo quais são os principais males dos alimentos ultraprocessados e entenda porque você deve tomar cuidado com eles.
Os alimentos ultraprocessados favorecem o aparecimento de algumas doenças
Os alimentos ultraprocessados são caracterizados por uma formulação de ingredientes que, na maioria das vezes, são de uso industrial exclusivo, criado por inúmeros processos e técnicas industriais. Esses alimentos são bastante prejudiciais à saúde, uma vez que contribuem para o surgimento de problemas cardiovasculares, diabetes e diversos tipos de câncer.
Além disso, o consumo desses alimentos contribui para que o indivíduo tenha maiores chances de desenvolver problemas relacionados à deficiência de nutrientes.
Aumento de peso
Quando esses alimentos são ingeridos, eles “enganam” o organismo de forma que ele não consegue balancear o consumo de calorias. Dessa forma, prejudica a sensação de saciedade, surgindo de forma tardia. Assim, o organismo subestima as calorias provenientes desses alimentos, fazendo com que você consuma mais calorias do que realmente é necessário.
Todo esse processo leva ao ganho de peso, além de estar relacionado também ao surgimento de outros problemas, uma vez que haverá a ingestão excessiva de alimentos ultraprocessados.
Doenças crônicas
Como o perfil nutricional desses alimentos não é equilibrado, ou seja, eles são ricos em açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio, além de conter uma menor quantidade de fibras, sais minerais e vitaminas, eles contribuem para o surgimento de doenças crônicas.
Inclusive, existem evidências que apontam que as alterações provocadas pelo consumo de alimentos processados vão além de alterações metabólicas, podendo provocar, inclusive, lesões neoplásicas.
Além disso, alguns estudos apontam que quando essas substâncias entram em contato com a microbiota do intestino, elas provocam uma desregulação da colônia de bactérias, o que promove a perda de diversos microrganismos e aumenta o risco de doenças e inflamações no intestino.
Se você costuma consumir alimentos processados em sua dieta, está na hora de repensar esse hábito. Pois, como você pôde ver, esses alimentos são bastante prejudiciais ao organismo e não oferecem nenhum ganho nutricional.