Hoje nós vamos contar para você quais são os principais benefícios de contribuir com o INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia governamental que tem como função gerenciar a seguridade social dos trabalhadores.
Assim sendo, quem contribui com o INSS tem acesso a esses e a outros benefícios. E, para que você saiba quais são os principais, separamos alguns para te contar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são os principais benefícios de contribuir com o INSS?
Fazer a contribuição mensal ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é um dever de todos os trabalhadores, tanto os formais como os informais. Ao contribuir com o INSS, o trabalhador está garantindo seus direitos enquanto empregado. Além disso, ele ainda assegura uma renda futura no momento em que optar por se aposentar.
A seguir, confira os principais benefícios de contribuir com o INSS:
1. Segurança financeira
O primeiro dos principais benefícios de contribuir com o INSS é a segurança financeira que o trabalhador pode ter em caso de afastamento relacionado à saúde ou acidente de trabalho. Isso acontece porque o INSS oferece diversos benefícios, como auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, entre outros. Com isso, o trabalhador fica protegido e garante uma renda enquanto se recupera ou em caso de imprevistos.
2. Aposentadoria
Contribuir com o INSS também é fundamental para garantir uma aposentadoria tranquila e com uma renda que possa manter o padrão de vida do trabalhador. Existem diferentes tipos de aposentadoria, como por idade, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, entre outras.
Assim sendo, para ter direito a qualquer uma delas, é necessário ter contribuído com o INSS por um determinado período.
3. Direitos trabalhistas
Além disso, contribuir com o INSS também garante ao trabalhador uma série de direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego e o salário-maternidade. O seguro-desemprego é um benefício concedido ao trabalhador que perdeu seu emprego sem justa causa. Já o salário-maternidade é um benefício concedido à trabalhadora que se afasta do trabalho para ter um filho.
4. Cálculo de tempo de serviço
Ao contribuir com o INSS, é possível ter um registro de todo o tempo de serviço prestado pelo trabalhador. Essas informações são fundamentais para o cálculo do tempo de contribuição e para a obtenção da aposentadoria.
Além disso, o tempo de serviço também pode ser utilizado para fins de contagem de pontos em concursos públicos e em outras áreas. Portanto, se você ainda não contribui, comece a fazê-lo ainda hoje, para não perder todos os benefícios.
5. Manutenção da Previdência Social
Por fim, a contribuição com o INSS é fundamental para a manutenção da Previdência Social e para garantir que outras pessoas também possam ter acesso aos benefícios. Afinal, a Previdência Social é um sistema que oferece segurança social a todos os trabalhadores. O que acontece independentemente da sua renda, e é financiado pelas contribuições dos trabalhadores e das empresas.
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de contribuir com o INSS, é só ajustar sua contribuição mensal para ter acesso a todas as vantagens!