A pimenta é uma especiaria presente em todo o mundo e, além de deixar o prato mais bonito, confere muito sabor. Assim, sua característica picante tem a capacidade de tornar uma refeição mais quente. Além disso, a pimenta é uma especiaria com grande variedade de espécies, tornando-se de fácil acesso. Malagueta, pimenta-do-reino, pimenta caiena, seja qual for, a pimenta pode deixar uma refeição mais saudável.
Dessa maneira, a pimenta apresenta mais benefícios do que manter um corpo mais aquecido e um prato mais colorido. Em alguns estudos, viu-se que a pimenta consegue reduzir problemas cardiovasculares. Dessa forma, confira a seguir os benefícios da pimenta para o coração.
Bem estar
A pimenta possui uma substância que proporciona a ardência durante o consumo: a capsaicina. Essa molécula, quando entra em contato com a mucosa dos animais, desencadeia um estímulo de dor. Dessa forma, essa mensagem ao chegar no cérebro estimulará a liberação de substâncias relacionadas ao bem-estar. Dessa forma, os hormônios irão proporcionar relaxamento muscular e pode até auxiliar no controle dos níveis pressóricos.
Vale lembrar que a quantidade de capsaicina é variável e sofre influência do meio onde é cultivada. Todavia, independente disso, a maioria dos estudos não consideram a espécie de pimenta.
Redução do Infarto
De acordo com um estudo na Itália, observou-se que o consumo de pimenta pode reduzir o risco de infarto em mais de 30%. No mesmo estudo, observou-se outro benefício. As pessoas que consomem pimenta pelo menos quatro vezes na semana podem ter o risco de doença arterial coronária (DAC) reduzido em mais de 40%. Além disso, também reduziram o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em mais de 60%!
Em outro estudo, nos Estados Unidos (EUA) viu-se que a pimenta pode reduzir a mortalidade em até 13%. Além disso, também observaram que no geral, os consumidores de pimenta também tinham menores riscos de doenças do coração.
Proteção à aterosclerose
A pimenta tem ação anti-inflamatória e atua na parede dos vasos sanguíneos. Dessa forma, as artérias estarão mais seguras e livres do processo de aterosclerose. Em estudos feitos em cobaias já foi observado que a pimenta pode auxiliar no equilíbrio dos níveis de colesterol.
Esse efeito pode ser explicado pela hipótese da termogênese. Ou seja, ao estimular o aumento da temperatura corporal, as células necessitam de mais energia. Dessa maneira, o corpo utilizará a reserva de gordura para compensar o gasto energético. Dessa forma, facilita o emagrecimento e o equilíbrio dos níveis de triglicérides e LDL.
Além disso, também pode causar vasodilatação, melhorando a circulação e o controle da hipertensão arterial.
Atrasa o envelhecimento do coração
Além de tudo isso, as propriedades anti-inflamatórias da pimenta reduzem a liberação de radicais livres. Ou seja, substâncias que agridem todos os tecidos do corpo. Dessa forma, consequentemente também protege o coração de lesões e do seu envelhecimento. Assim, você poderá ter um coração funcional por mais tempo.
Por fim, vale lembrar que mesmo com todos os benefícios, o segredo é equilíbrio.