Hoje nós vamos contar para você sobre os perigos dos alimentos ultraprocessados.
Todos sabem que manter uma alimentação saudável é muito importante para a saúde, não é mesmo?
Mas você já parou para pensar o que, de fato, pode acontecer se não cuidarmos da alimentação e ingerirmos uma quantidade exagerada de alimentos ultraprocessados?
Pensando nisso, nós viemos esclarecer algumas dúvidas e contar para você quais são os riscos de uma alimentação desregrada e irregular. Além disso, também daremos algumas dicas de como ter uma dieta saudável e entrar em forma para o verão.
Ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto?
Então não deixe de ler até o final!
Quais os perigos de consumir alimentos ultraprocessados?
A grande maioria dos alimentos ultraprocessados contém óleo, gordura trans, açúcar e sódio em excesso, gorduras hidrogenadas, corantes e aromatizantes sintéticos que são muito prejudiciais para a saúde e podem levar o organismo a desenvolver precocemente algumas doenças crônicas, tais como diabete, hipertensão, colesterol e até o câncer.
Além disso, o consumo regular desse tipo de alimento, pode ser um fator crucial para a obesidade, o que pode acarretar muitos outros problemas, pois o organismo não consegue funcionar corretamente por conta do enorme acúmulo de gordura.
Por isso é muito importante evitar esses alimentos durante toda a vida, mas principalmente na fase de desenvolvimento, como crianças e jovens, pois, além de fazer mal para a saúde, esses alimentos ainda podem prejudicar o desenvolvimento, tanto físico quanto mental delas.
Quais são os alimentos ultraprocessados?
A lista de alimentos ultraprocessados é grande, e não é difícil de identificar o que é saudável do que não é, uma vez que a maioria dos produtos industrializados são ultraprocessados.
Para identificá-los é só ficar atento aos rótulos com os ingredientes utilizados na fabricação e na informação nutricional.
No entanto, para que você tenha uma ideia de quais são os alimentos que devem ser evitados, nós separamos uma lista dos alimentos ultraprocessados mais prejudiciais para a saúde. Confira:
- Energéticos;
- Refrigerantes;
- Alimentos congelados prontos para o consumo;
- Salgadinhos;
- Embutidos;
- Produtos desidratados, como mistura para bolo e suco de pacotinho;
- Macarrão instantâneo;
- Cereais matinais;
- Temperos prontos, entre outros.
Como ter uma alimentação mais saudável?
O primeiro passo para ter uma alimentação mais saudável, é evitar os alimentos ultraprocessados.
Dê preferência para uma alimentação mais natural, com produtos frescos e preparados na hora. Você pode criar o hábito de fazer feira semanalmente e preparar suas próprias refeições, pois além de ser saudável, essas atitudes também proporcionarão a você e sua família momentos alegres e descontraídos.
Se você não tiver tempo para cozinhar durante a semana, uma dica super legal é fazer marmitas para todas as pessoas da família e congelar, assim, você terá uma refeição saudável e com procedência garantida diariamente.
Ah, e não se esqueça de tomar bastante água e se exercitar sempre que possível!
Agora que você já sabe quais são os perigos dos alimentos ultraprocessados e como ter uma alimentação mais saudável, é só seguir nossas dicas, para que você e sua família tenham mais qualidade de vida e corram menos riscos de desenvolverem doenças graves e crônicas!