Os ETF são uma excelente forma de o investidor diversificar o patrimônio e nunca perder, em rendimentos, para o mercado. Com isso, muitos novatos na bolsa optam por esse tipo de ativo antes de se aventurar em ações específicas. Além disso, fundos de investimentos também usam os ETF para conseguir seguir suas estratégias. O ativo também atrai investidores internacionais, principalmente os de maior porte.
Com isso, alguns ETF se destacam mais que outros. Nesse texto, vamos mostrar os 5 principais ETF, em número de cotistas, e explicar um por um.
Os ETF de índice de países
Os três primeiros ETF na lista são ativos que replicam ativos de países inteiros. Isso porque alguns ETF replicam índices de partes das bolsas. No caso dos ETF que replicam bolsas, os três com maior número de cotistas são o IVVB11, o BOVA11 e o XINA11.
O IVVB11 é a forma mais fácil de investir nas bolsas estrangeiras. Isso porque o ativo replica o ETF IVV, que por sua vez replica o S&P 500, o índice das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Além disso, muitas das empresas desse índice figuram entre as maiores do mundo e são consolidadas em seus mercados. Por outro lado, o IVVB11, com 177.210 cotistas, dá a vantagem de expor o seu dinheiro ao dólar, que apresentou uma forte alta no ano passado, apesar da correção em 2022.
Já o ETF BOVA11 é bastante conhecido pelos investidores brasileiros, com 127.084 cotistas. Com uma alocação bem próxima do índice Bovespa, o fundo busca replicar os retornos da bolsa brasileira. Ele é uma forma de você ter rendimentos parecidos com a média do mercado, já que ele contem as mais de 80 empresas do índice, nos percentuais estipulados pela B3. Se você tem, por exemplo, retornos abaixo do Ibovespa constantemente, cogite trocar todos os seus investimentos para esse ativo.
Em terceiro lugar, com 48.501 cotistas, o ETF XINA11 replica o Trend ETF MSCI China Fundo de Índice Ie, um dos índices internacionais que monitoram o mercado da China. Vale lembrar que o país asiático é a segunda maior economia do mundo e investir nela pode ser complicado por outros meios. Por isso, o XINA11 é uma boa forma de investir em gigantes como o Alibaba, Shopee, entre outras.
Dois ativos que também são populares por aqui
Para fechar o top 5 ETF que mais têm cotistas na bolsa brasileira, o mercado analisou que o SMAL11 e o GOLD11 são os favoritos dos investidores por aqui. Apesar disso, não são ETF que seguem índices de ações de países, mas sim que replicam outros índices.
O SMAL11 replica um índice teórico de Small Caps. Ou seja, ele não investe em grandes empresas, como Petrobrás e Vale. Contudo, ao investir nesse ETF, o investidor tem a chance de ganhar bons rendimentos, dado que são empresas com forte potencial de crescimento.
Por outro lado, o GOLD11 replica o preço do ouro no mercado internacional. Assim como o IVVB11, esse ETF também expõe seu dinheiro ao dólar e é uma excelente forma de hedge. Isso porque durante as crises internacionais o ouro tende a subir bastante.