Você sabia que existem várias plantas que fazem pimenta? Nem todo mundo sabe que também temos malagueta, dedo-de-rei, pata-de-rato, caiena e alguns outros. Por isso que hoje, vamos indicar os benefícios da pimenta para a saúde.
Mas além de serem vermelhos e crocantes, eles compartilham uma série de benefícios para a saúde que são conhecidos há séculos, graças à sua inclusão na dieta dos povos indígenas da América Latina. Sua popularidade na Europa cresceu após a chegada dos colonizadores, e hoje é possível encontrá-la em todo o mundo, mas principalmente no Brasil, que é um grande produtor da fruta.
Quais são os benefícios da pimenta para a saúde?
Apresentamos na sequência, os principais benefícios da pimenta para a saúde das pessoas:
As propriedades termogênicas do pimentão ajudam na perda de peso
O rótulo de “termogênico” de um alimento indica que é particularmente difícil de digerir. Relaxe, isso não é a mesma coisa que não conseguir digerir. Seu corpo receberá os nutrientes de que precisa, mas pode demorar um pouco mais.
Como é necessário “processar” o alimento em questão, o metabolismo acelera. Para isso, o corpo vai precisar de energia, que pode vir dos estoques de gordura (lipídios), que são quimicamente idênticos ao tecido adiposo (gordura).
Além disso, comer alimentos termogênicos auxilia na perda de peso, ajudando o corpo a queimar gordura. A boa notícia é que a pimenta está nessa categoria e pode ser facilmente adicionada à sua dieta por ser um tempero comum.
A cafeína, ou capsaicina, é o que causa o calor e tem propriedades analgésicas
As pimentas contêm um composto químico chamada capsaicina, que lhes confere o sabor picante característico. Devido ao seu papel na criação de calor, as frutas em que é encontrada em maior quantidade tendem a ser mais picantes.
É o caso, por exemplo, da pimenta malagueta e do trinidad moruga scorpion (usada para preparar o molho chili). Na verdade, o pimentão também é um tipo de pimenta, embora careça de calor devido ao seu baixo teor de capsaicina.
Tudo bem, mas por que a presença dessa substância é vista com bons olhos? Em primeiro lugar, tem propriedades analgésicas, razão pela qual os remédios que o contêm são recomendados para pessoas com artrite reumatoide e osteoartrite.
Como um todo, tem propriedades anti-inflamatórias, afina o sangue e ajuda a diminuir o colesterol “ruim” enquanto aumenta os níveis de HDL “bons”, tornando-o ótimo para a saúde do coração.
Um excelente antioxidante
Além de seus muitos outros benefícios, o pimentão também é um poderoso antioxidante. Esse fator torna o sistema imunológico mais robusto diante de possíveis doenças e ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo.
Estes, por outro lado, podem causar oxidação celular, levando ao envelhecimento prematuro e potencialmente auxiliando no desenvolvimento do câncer, se presentes em concentrações suficientemente altas no corpo.
Capsicum, ou pimenta, aumenta o desejo sexual
A estimulação dos cinco sentidos é crucial porque está ligada a um aumento do desejo sexual causado por uma variedade de fatores. Existe o olfato e o paladar, e a pimenta se mostra muito eficaz em ambos os casos.
Além disso, ela aumenta a frequência cardíaca e a transpiração, efeitos também sentidos durante o sexo. Por causa de seus efeitos de aumento da libido, muitas vezes é classificado como afrodisíaco.