Planta medicinal chamada Arnica Montana, conheça os benefícios que ela confere para as pessoas. Afinal, a arnica possui compostos fenólicos e isso causa ações anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antioxidantes. Portanto, muitos atletas usam em dores musculares e contusões. Veja mais sobre os benefícios da arnica.
Como utilizar arnica?
Apesar de todos os benefícios da arnica, o uso dessa planta pode gerar alguns efeitos colaterais como náuseas e vômitos e até mesmo abortos e problemas no coração. Por causa disso, essa substância é contraindicada para gestantes e pessoas que sofrem com qualquer problema no fígado.
Dessa forma, a arnica nunca deve ser ingerida, exceto quando ela é fabricada e vendida como cápsula homeopática. Afinal, nesse caso, a arnica está uma concentração muito baixa e sua ingestão não traz prejuízos para sua saúde e nem causa efeitos colaterais.
Adquirida em lojas que vendem produtos naturais, saiba que você pode encontrá-la sob diversas formas. Desde suas flores secas até tinturas, óleos, cápsulas, pomadas e gel. Seu uso precisa de orientação médica ou profissional da saúde que já lida com essa substância no dia a dia como preparadores físicos, por exemplo.
Benefícios da arnica
Os benefícios da arnica estão ligados às propriedades medicinais antioxidantes, anticoagulantes e antimicrobianas. Por causa disso, essa planta auxilia no tratamento em diversas causas. Veja algumas:
Cicatrização de ferimentos
Alguns estudos científicos indicam que um dos benefícios da arnica é a cicatrização de ferimentos que essa substância promove. Por isso, a arnica pode tratar feridas na pele, arranhões e cortes. Por causa de sua ação anti-histamínica, ela inibe o vazamento de líquidos pelas feridas.
Contusão muscular
Como gel ou pomada, utiliza-se a arnica em contusões, lesões ou pancadas simples que causam hematomas na pele. Por causa de sua ação anti-inflamatória e anticoagulante, essa planta reduz as manchas roxas que formam-se depois de lesões musculares muito intensas como as que acontecem em jogos de futebol, por exemplo.
Dor na articulação
A dor na articulação também diminui quando se utiliza arnica no tratamento, já que essa planta possui helenalina em sua composição. Essa substância bloqueia a produção de proteínas que são responsáveis pelo inchaço crônico das articulações em pessoas que sofrem com isso.
Alguns estudos ainda apontam que o uso tópico dessa substância é muito eficaz no tratamento da osteoartrite, já que alivia as dores e melhoram a movimentação dos membros, reduzindo a rigidez matinal que esses pacientes têm nas mãos.
Dor muscular
Como já era de se esperar, um dos benefícios da arnica é o tratamento que ela oferece contra a dor muscular. Afinal, lesões como torcicolo ou dores que ocorrem por excesso de atividades físicas de alta intensidade são doloridas. Nesse sentido, a arnica age como analgésico e anti-inflamatório.
Indica-se também para atletas que disputam maratonas, uma vez que os glóbulos homeopáticos ajudam a reduzir as dores musculares que ocorrem por esportes de alta intensidade. Desse modo, reduz o tempo para que um atleta se recupere e isso garante a volta às atividades mais rápido.