A partir desta quinta parcela do auxílio emergencial, os trabalhadores terão uma novidade: o WhatsApp da Caixa vai enviar informações do benefício.
Para tanto, por meio de uma parceria inédita, a Caixa Econômica Federal criou uma conta oficial e verificada no aplicativo. Assim, serão disparadas mensagens para informar os beneficiários sobre a disponibilidade do valor e a liberação para saque em dinheiro, entre outros serviços.
Não tenho internet para receber o WhatsApp, e agora?
Em primeiro lugar, é válido destacar que as mensagens serão gratuitas, ou seja, é importante que os beneficiários saibam que a Caixa não vai cobrar pelo envio de mensagens. Isto é, não implicará nenhum tipo de custo.
Por isso, aqueles que fazem uso de internet por meio de dados móveis, podem ficar tranquilos, pois não serão gerados gastos.
As mensagens enviadas terão caráter informativo, contendo, por exemplo, a data dos calendários de crédito e saque do benefício. A previsão é de envio de 500 milhões de mensagens.
Qual o número oficial do WhatsApp da Caixa?
Mais uma informação muito importante é o número que será utilizado pela Caixa. Afinal, assim você terá toda a segurança de contar com o canal oficial.
Caso o beneficiário entre em contato com a Central 111, terá de imediato a seguinte mensagem:
“Bem-vindo a Caixa! Atenção, a Caixa informa que enviará orientações no WhatsApp para os beneficiários do auxílio emergencial pelo número 0800-726-0207”.
Assim, tenha ciência de que esse será o canal oficial utilizado pelo banco para o envio das mensagens.
Quem vai receber as mensagens da Caixa pelo WhatsApp?
Como mencionado, as mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número 0800-726-0207, do Caixa Cidadão. Ainda mais, apenas os beneficiários com o celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem receberão as informações.
A saber, o envio será feito de maneira escalonada e somente após a aceitação dos beneficiários para receber as informações por meio deste canal terá prosseguimento. Dessa forma, o conteúdo será enviado para aqueles que aceitarem o serviço.
Parceria Caixa e WhatsApp
“A parceria com o WhatsApp vai melhorar o fluxo de informação para os beneficiários do auxílio emergencial e demais programas sociais do governo federal. Este novo serviço também vai ser muito importante para a estratégia da Caixa de oferecer microcrédito para os clientes das contas poupança digital, que terão condições de obter recursos com uma taxa de juros reduzida, que será a menor do Brasil em microcrédito”, declarou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
O executivo de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan, reforçou a questão da segurança, alertando que se trata de um canal apenas informativo, ou seja, a Caixa não vai pedir nenhum dado pessoal ou senha pelo WhatsApp.
Dicas de Segurança da Caixa
Acompanhe algumas ações que devem ser observadas:
- Verifique o selo de autenticidade do canal da Caixa no WhatsApp;
- Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pelo banco;
- Certifique-se de que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da instituição;
- Jamais forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;
- Não clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões;
- A Caixa não pede senha e assinatura eletrônica na mesma página;
- A instituição não envia empregado ou motoboy para recolher cartões.
Veja ainda: Até quando vai o auxílio emergencial 2021? Conheça as datas e valores