Você pode até não conhecer, mas o Tether é a terceira maior criptomoeda do mundo e, diferentemente das outras, ele não tem nada a ver com blockchains. Ela é chamada de stablecoin, o que faz muita diferença na prática. Por isso, saber como funciona essa moeda pode ajudar você a economizar. Isso serve para quem precisa fazer a conversão do real em dólar com frequência.
O Tether é uma criptomoeda diferente e, por isso, também não sofre de uma volatilidade grande como as outras. Ainda, ele tem lastro em moedas reais, o que gera uma maior segurança na hora de investir nela. Por isso, se você ficou curioso, é só ler o texto até o final para saber como ela pode ajudar você a economizar.
Mas o que é o Tether, afinal?
Atingir o patamar de terceira maior criptomoeda do mundo não é algo exatamente fácil. Por isso, se a moeda chegou lá, é porque ela tem algo de especial. E é exatamente por isso que o Tether chegou nos atuais patamares: ela é inovadora e extremamente prática para quem quer fazer a conversão de qualquer moeda para o dólar, a maior do mundo.
O Tether é uma stablecoin, uma criptomoeda que está lastreada em uma moeda real, controlada por um banco central. Dessa forma, ela é usada em momentos de estresse do mercado. Como ela é atrelada a moedas reais, ela tem uma maior segurança, dado que os emissores da criptomoeda precisam ter dinheiro, de fato, para justificar a oscilação dos preços. Com isso, o Tether dificilmente subirá muito ou descerá de forma brusca durante o dia. Além disso, o seu preço equivale, normalmente, a US$1,00, o que faz com que ela seja amplamente utilizada para operações de câmbio. Por isso, se você quiser transformar reais em dólar, a forma mais fácil de fazer isso é comprando o Tether.
Isso ajuda você a economizar muito. Uma vez que na hora de retirar o dinheiro da sua corretora de criptomoedas, você já tem o seu dólar, sem passar pelo filtro da Receita. Isso faz com que você não pague IOF nem taxas bancárias sobre a transação. Nessa operação, o custo é apenas as taxas da sua corretora.
Fazer câmbio com criptomoeda?
Sim, é possível fazer operação de câmbio com criptomoedas. Isso porque é exatamente o que o Tether se propõe a fazer. Atualmente, ele serve como um dólar em formato de criptomoeda. Após comprá-lo, você pode trocar por dólar sem mudanças bruscas de valores. Na verdade, em muitos dias não há diferença alguma.
O Tether varia exatamente conforme o dólar. Seja com a paridade do euro, mas também com a paridade do real. Na Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, a oscilação do dólar e do Tether é a mesma. Por isso, você pode colocar o seu dinheiro em reais na corretora e comprar, automaticamente, o Tether. Com isso, você já tem dólares na conta e pode, tranquilamente, resgatar para a sua conta americana ou em dólar. É assim que muitas pessoas fazem o câmbio sem passar pelos impostos.