O Serasa Score 3.0 é uma nova transformação no mercado de crédito do Brasil anunciada pela empresa. O modelo visa garantir mais autonomia para os brasileiros, pois a plataforma permite o compartilhamento de dados bancários.
Dessa forma, será possível auxiliar os consumidores na construção da própria pontuação de score. Os dados das contas bancárias são incluídos na análise de perfil de cada consumidor. Conheça melhor esse serviço no decorrer da leitura.
Como funciona a plataforma Serasa Score 3.0?
O novo modelo de pontuação permite aos consumidores participarem de forma ativa na construção do score que desejam, uma vez que os dados bancários são incluídos na análise do perfil dos cidadãos.
O Serasa Score 3.0 gera um resultado mais preciso e personalizado na pontuação do consumidor. Contribuindo de forma efetiva na avaliação das empresas para conceder crédito.
A conexão bancária é a principal mudança da nova versão, pois realiza uma análise mais real e assertiva das transações financeiras dos consumidores, como; o saldo disponível, investimentos do correntista e histórico de cheque especial.
A saber, essas informações são valiosas para que o crédito seja liberado, em especial, para aquelas pessoas com pouco histórico financeiro e de crédito na praça. Esse método pode contribuir de forma significativa no resultado da pontuação.
Ao optar pela versão 3.0, o cidadão estabelece uma relação mais direta com a Serasa, deixando seu indicador de score mais personalizado e fiel com sua realidade financeira.
As informações levadas em consideração pelo novo modelo para realizar o cálculo do score estão: extrato da conta corrente, salário, renda, histórico, limite do cartão de crédito, financiamentos e outros serviços.
Melhorias para os usuários
A versão Serasa Score 3.0 melhora ou pelo menos mantém a pontuação do consumidor, no entanto, a depender da gestão financeira dele, a pontuação pode oscilar. Isso pode fazer com que a Serasa reduza os pontos que aumentaram se o comportamento financeiro altere em algum momento.
O Score versão 3.0 pode ser um grande aliado do consumidor que está em busca de crédito, alguns consumidores tiveram um acréscimo na pontuação com ganho de 94 pontos em média.
Todos os consumidores podem acessar a nova versão? A partir de agosto, os consumidores de todo o Brasil pode acessar a conexão bancária na versão 3.0 do Serasa. A atualização é gratuita e com a conexão com as instituições parceiras.
Até o momento, as empresas que estão disponíveis na plataforma são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco. Outras instituições já estão em desenvolvimento pela empresa.
Os termômetros de saúde financeira dos consumidores é uma pontuação que vai de 0 a 1.000. O indicador traduz o histórico do comportamento financeiro daqueles cidadãos que estão em busca crédito no mercado.
A pontuação considera questões positivas e negativas do consumidor, por exemplo, dívidas em atraso reduzem a pontuação, mas manter um bom histórico de pagamentos aumenta o escore. A Serasa disponibiliza faixas para categorizar a pontuação, como:
- Escore na faixa Muito Bom estão entre 701 e 1.000 pontos, pois mostra a alta probabilidade do cliente honrar com seus compromissos de crédito;
- Já entre 501 e 700, a pontuação é considerada Boa;
- A faixa de 301 e 500 é Regular;
- E por último, 0 a 300 é considerada uma pontuação Baixa.
É importante manter os dados atualizados na Serasa para ajudar a aumentar a sua pontuação, porque quanto mais as empresas conhecem o consumidor, maiores são as chances de oferecerem crédito.