Se você usa cartão de crédito, é preciso que você conheça o perigo do crédito rotativo do cartão e como evitar! Afinal, isso pode virar uma imensa bola de neve e te trazer muita dor de cabeça. Pensando nisso, hoje, nós do Brasil 123, trouxemos tudo o que você precisa saber. Confira!
Afinal, o que é o crédito rotativo do cartão?
Comprar à crédito tem se tornado uma prática comum entre os consumidores, pois, nessa modalidade, é possível fazer compras mesmo se estiver sem dinheiro no momento e, ainda, a maioria dos estabelecimentos permite que essas compras sejam parceladas.
Por isso, o cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais requisitados pelos brasileiros. E, visando lucrar com essa necessidade e tendência de comportamento, muitos bancos estenderam esse serviço e estão oferecendo o chamado crédito rotativo do cartão.
Essa modalidade funciona assim:
- O correntista, que possui um valor pré aprovado, usa um limite disponibilizado pelo banco;
- Geralmente, esse valor está à parte do limite de crédito normal no cartão do cliente, para uso somente em casos de emergência;
- Esse valor pode aumentar ou diminuir, a depender de quanto o cliente usar e pagar;
- Esse dinheiro deve ser pago dentro de um prazo pré estipulado no momento da contratação do serviço;
- Após exceder o prazo para o pagamento do montante, cobra-se uma taxa de juros diária, que varia de banco para banco, mas que costuma ser bem alta.
Sendo assim, esse é um serviço que pode ser muito útil em caráter emergencial, mas que precisa de muita cautela, pois pode se tornar um grande problema se você não conseguir pagar na data certa.
Como evitar o crédito rotativo do cartão?
Ninguém está isento de passar por um imprevisto e precisar de uma ajuda de emergência nestes momentos. Contudo, existem algumas medidas para evitar que sejamos pegos desprevenidos nessas ocasiões e precisemos recorrer ao crédito rotativo do cartão.
A seguir, algumas dessas medidas:
Planeje sua vida financeira:
Organizar os gastos é essencial para evitar gastar mais do que ganha, passar um “aperto” e precisar apelar para o crédito rotativo do cartão. Assim sendo, faça uma planilha e coloque todas as suas despesas recorrentes.
Além disso, em outra planilha, anote diariamente tudo o que você gastar, ainda que seja um cafezinho, ou uma bala.
Assim, quando seus ganhos entrarem, você terá a noção exata de quanto gasta durante o mês e poderá até saber o que cortar para economizar, por exemplo.
Separe uma parte da sua receita para guardar:
Imprevistos, apesar do nome, sempre acontecem. Então, o ideal é que você separe uma parte dos seus ganhos para guardar e ter para pagar por despesas extras, sem ter que recorrer ao crédito rotativo do cartão.
Aplique seu dinheiro:
Além de poupar dinheiro, você pode, também, fazer algum tipo de investimento. Assim, quando precisar de uma grana extra, é só resgatar os ativos ou o lucro desses investimentos sem ter que afetar a sua renda recorrente, além de nunca precisar pegar o crédito rotativo do cartão.
Agora que você já sabe qual o perigo do crédito rotativo do cartão e como evitar, se programe e não passe sufoco!