O gato burmês é tranquilo e tem sua origem na Tailândia, onde era chamado de “Gato da Boa Sorte”. Por sua origem no sudeste asiático, são animais que se adaptam muito bem a climas quentes.
Comportamento
São gatos “irresistíveis”, com suas bochechas gordinhas e arredondadas, e o pelo brilhante como a seda. Além disso, são excelentes companhias, muito sociáveis, e estão entre as raças mais inteligentes de gatos.
Burmeses são muito populares por serem brincalhões e carinhosos. Contudo, o gato burmês de passar longos períodos sozinhos. Isso porque amam seus tutores, crianças e até mesmo outros gatos da raça. Entretanto, podem não apreciar muito a presença de gatos de outras raças.
São gatos ágeis e, de vez em quando, saltam alto para pegar algum objeto. Por serem muito ativos, gostam de ser estimulados, física e mentalmente: brincam, se escondem, sobem, descem e observam tudo à sua volta com muita atenção. Adoram ficar na janela, “observando o movimento” e amam ser o centro das atenções, “tagarelando” e miando em diferentes tons.
Característica do gato burmês
A cor da pelagem do gato burmês é sólida, sem padrões. Porém, uma máscara de tom mais escuro não é rara e é até desejável, para os que valorizam o pedigree. A raça possui dez variações de cores e seus olhos são sempre grandes, oscilando entre o dourado e o âmbar.
Os burmeses têm porte médio, são robustos, compactos e musculosos, mas é bom sempre estar atento à sua alimentação para evitar a obesidade, particularmente se o gato não se exercita o suficiente. Certifique-se de que o seu amigo felino esteja bem de saúde, levando-o pelo menos uma vez por ano ao médico veterinário.
Essa fofura toda parece que foi feita para ser adorada. Carinho diário é “compromisso obrigatório”! E quem é que resiste?
Veja aqui sobre os benefícios de ter um gato.