Conhecido também como guaco-liso e cipó-caatinga, o guaco é uma planta que apresenta propriedades medicinais analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Portanto, conheça o chá de guaco e veja seus benefícios, aqui, no Brasil 123.
Para que serve o chá de guaco
O guaco apresenta um aroma suave de gosto amargo para nosso paladar e você pode encontrá-lo tanto em lojas voltadas para plantas naturais como farmácias de manipulação. Portanto, saiba mais sobre o chá dessa planta e veja seus benefícios para nossa vida.
Antipirético, antioxidante, expectorante e anti-inflamatório, o chá de guaco ajuda a tratar diversas doenças como a bronquite, a gripe, a asma e a tosse.
Além disso, você pode fazer o preparo com essa planta para auxiliar no tratamento de alergias e infecções na pele causadas por picadas de insetos, por exemplo.
Ademais, por causa de suas funções analgésicas, o guaco pode ser usado até no tratamento de reumatismo. Portanto, vale a pena contar com esse produto natural em sua casa, não é mesmo?
A única contra indicação do chá de guaco é para algumas pessoas e isso depende de exames realizados por um médico. Portanto, antes de consumir essa bebida, procure auxílio de um profissional da área da saúde.
Veja como fazer o chá de guaco
Você pode fazer tanto o chá de guaco puro como adicionar limão, mel e até leite para o preparo, portanto, basta ferver 150 ml de água em uma caneca e adicionar 3 gramas de folhas secas de guaco. No momento que colocar as folhas, você já pode apagar o fogo, tampar a caneca e consumi-lo depois de 10 minutos, em média.
Em seguida, basta coar e beber enquanto ainda está quente, pois a ação acontece mais rápido dessa forma. O ideal é consumir cerca de 3 xícaras por dia, mas é sempre bom contar com a indicação de um profissional da saúde para saber qual a dose ideal.
Além desse chá de guaco, as folhas dessa planta também podem ser usadas na preparação de xaropes e até mesmo tinturas que podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais.
Quem não deve consumir chá de guaco
Apesar de ter inúmeros benefícios que citamos acima. O chá de guaco pode apresentar alguns efeitos colaterais graves como hemorragias, vômitos e até aumento do batimento cardíaco.
Isso pode acontecer porque essa planta contém cumarina, uma substância que pode agravar quadros de dificuldade de respiração e causar tosses em pessoas alérgicas.
Portanto, é sempre bom consultar um médico para realizar os exames que atestam se você é alérgico à planta. Além disso, pessoas com doenças como câncer, tuberculose e problemas no fígado não devem consumir esse chá.
Por fim, saiba que crianças menores de um ano, gestantes ou lactantes também não devem consumi-lo. Já que a cumarina é anticoagulante e pode prejudicá-los.
Sendo assim, agora, você já conhece os benefícios desse chá. Aproveite bem todas essas dicas para tratar várias doenças diferentes.