Sim, agora trata-se de um outro programa com o foco de oferecer passagens aéreas mais em conta. A saber, uma iniciativa do governo federal tem o objetivo de incrementar o turismo local com incentivos a viagens aéreas mais baratas.
Nesta segunda-feira (19), o ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para apresentar a primeira aeronave adesivada com a marca da iniciativa ‘Conheça o Brasil Voando’.
“O programa Conheça o Brasil Voando é uma estratégia do governo federal que faz parte de um esforço conjunto de vários ministérios do governo do presidente Lula na direção de ampliarmos o turismo no nosso Brasil como uma fonte de desenvolvimento e de incremento do crescimento econômico do nosso país”, disse ele, em entrevista a jornalistas.
Passagens aéreas mais acessíveis
Como parte da iniciativa, companhias aéreas que participam do programa estão adesivando aeronaves com a marca da campanha.
Por exemplo, de acordo com a empresa Latam, uma das formas de baratear o custo de passagens aéreas é incentivar o turista a comprar as passagens com antecedência.
Aliás, a companhia terá 15 aeronaves de sua frota com o adesivo da campanha, que divulga vários destinos brasileiros.
“É com mais voos e orientando as pessoas a comprarem suas passagens aéreas com antecedência que vamos dar mais acesso aos brasileiros à aviação”, disse Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil, em nota.
Alcance
A expectativa do Ministério do Turismo é de que pelo menos 10% da frota das empresas aéreas sejam adesivadas, divulgando os atrativos e impulsionando as viagens.
“Nós estamos plotando 10% das aeronaves das companhias aéreas parceiras do programa com atrativos turísticos nacionais e a marca ‘Conheça o Brasil Voando’. Além disso, as companhias vão estar também lançando, dentro das cabines dos aviões e no embarque dos passageiros, uma gravação informando sobre o programa e das condições mais facilitadas para a aquisição de passagens aéreas”, disse o ministro.
Com isso, quem comprar passagem aérea com pelo menos três meses de antecedência, destacou Sabino, poderá se deparar com preços mais competitivos.
“Quem planeja, quem se organiza, viaja no carnaval, viaja nas férias de julho e viaja nos feriados com passagens mais baratas”, disse o ministro.
Turismo internacional
Além do turismo nacional, o ministro Sabino disse que o governo espera incrementar também o número de turistas estrangeiros.
Assim, a expectativa é de que em 2027, o país atinja a marca de 10 milhões de turistas estrangeiros por ano.
Cabe mencionar que atualmente, o Brasil recebe cerca de 6 milhões, a cada ano.
“Não tenho dúvida que, até 2027, nós vamos ultrapassar essa marca de 10 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil, fazendo com que o brasileiro entenda que aqui nós temos atrativos que competem de igual para igual e muitas vezes vencendo atrativos de turismo internacional. Nós temos praias no Nordeste que têm beleza muito superior às praias que muitos brasileiros buscam na República Dominicana ou em Cancun, no México”, declarou.
Azul
Em Campinas (SP), o ministro apresentou a primeira aeronave adesivada da companhia aérea Azul. A aeronave, um A 320 Neo, trouxe referências ao Pará, com elementos típicos da cultura do estado, como o folclore; o búfalo da Ilha do Marajó e o açaí.
Segundo a companhia, o programa vai facilitar a compra de passagens aéreas com pelo menos cinco meses de antecedência e realizadas nos canais de venda oficiais da Azul.
Voa Brasil
Mas e como fica o tão esperado “Programa Voa Brasil”? A saber, o ministro falou sobre o programa que prevê passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, pensionistas e estudantes de baixa renda.
Segundo Sabino, a iniciativa deve ser lançada muito em breve.
“Nós esperamos ainda até o final desse mês de fevereiro estar lançando esse programa para atender a nossa melhor idade e também aos alunos do Prouni”, sinalizou.
Feirão
Por fim, o ministro destacou que entre os dias 17 e 19 de maio, será realizado um grande feirão nacional do turismo, com promoções de passagens aéreas e pacotes.
“Vai ser uma espécie de Black Friday fora de época, onde as companhias aéreas estarão presentes, onde as grandes operadoras do Brasil e grandes agências de viagem estarão presentes, ofertando pacotes de viagem a preços promocionais, com condições de financiamento pelo Banco do Brasil e pela Caixa em até 60 meses”, comentou.
Com informações da Agência Brasil