A presidência da Petrobras vem apresentando a maior rotatividade dos últimos anos. A saber, desde o início do governo Bolsonaro, quatro presidentes já ocuparam o cargo. E, agora, Caio Paes de Andrade, assumirá o comando da estatal, elevando para cinco o número de presidentes da empresa desde janeiro de 2019.
A última vez que houve uma rotatividade tão intensa em um único governo foi entre 1990 e 1992. À época, o presidente da República era Fernando Collor de Melo e, de outubro de 1990 a novembro de 1992, a Petrobras também teve cinco presidentes diferentes.
Dessa vez, o que vem motivando a troca constante do comando da estatal são os altos preços dos combustíveis. Em resumo, o presidente Jair Bolsonaro vem tentando segurar os preços do diesel e da gasolina, que pesam fortemente no bolso dos brasileiros. E esse objetivo está cada vez mais intenso em 2022, visto que ele é pré-candidato à reeleição.
Leia também: Petrobras pede mais tempo ao STF para explicar reajuste dos combustíveis
Conselho de Administração da Petrobras aprova novo presidente
Nesta segunda-feira (27), o Conselho de Administração da Petrobras elegeu Caio Mário Paes de Andrade como o novo presidente da empresa, com sete votos a favor e três contrários. A saber, a estatal estava com um presidente interino (Fernando Borges) desde o último dia 20, quando José Mauro Coelho pediu demissão do comando da empresa, após pressão do governo.
“A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, por maioria, nomeou o Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Conselheiro de Administração da Petrobras até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e o elegeu para o cargo de Presidente da companhia, este último com prazo de mandato até 13/04/2023“, disse em comunicado.
Com isso, Paes de Andrade vai assumir o comando da empresa assim que assinar o temo de posse. Contudo, a Petrobras ainda não informou a data que isso acontecerá.
Saiba quem é Caio Paes de Andrade
Formado em comunicação social pela Universidade Paulista, Caio Paes de Andrade era auxiliar do ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia, onde ocupava o cargo de secretário de Desburocratização. Ele é pós-graduado em administração e gestão pela Universidade de Harvard e mestre em administração de empresas pela Universidade Duke, nos Estados Unidos.
Segundo o Ministério da Economia, Paes de Andrade também foi diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ele ainda é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer. Em resumo, essa organização tem o foco na transformação social de crianças e adolescentes do semiárido baiano através do esporte.
Por fim, vale destacar que ele passou da iniciativa privada para a área pública em 2019, quando Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil.
Veja ainda: Caixa Tem: veja como conseguir empréstimos de até R$ 3 mil