João Roma. Esse nome deve aparecer muito na mídia nos próximos meses. É que ele é o novo Ministro da Cidadania do Governo de Jair Bolsonaro. Com isso, é ele que vai controlar programas sociais como Bolsa Família e Auxílio Emergencial.
Então dá para dizer que ele vai ficar em muita evidência já nas próximas semanas. É que de acordo com o próprio Governo Federal, a divulgação dos detalhes do novo auxílio para a população passarão por uma divulgação em breve.
Logo depois disso, ele vai ter muito trabalho para começar de fato os pagamentos dessas quantias. Neste momento portanto se entende que o Ministério da Cidadania é um dos mais importantes do Brasil.
João Roma é do Republicanos da Bahia e tem apenas 48 anos de idade. Apesar de ser deputado pela Bahia, ele nasceu no Recife, em Pernambuco. Ele é católico e tem formação em Direito. Ele tem dois filhos e uma esposa.
A sua família tem forte ligação com o Partido Arena, que deu base de sustentação para a Ditadura Militar no Brasil. Seja como for, os familiares dele saíram do partido quando o Governo lançou o Ato Institucional número 5 (AI-5), que legalizava, entre outras coisas, a prática da censura.
João Roma
João Roma fazia parte do grupo político de ACM Neto (DEM-BA). Roma, aliás, foi chefe de gabinete da Prefeitura de Salvador na época em que ACM comandava a capital baiana. Mas isso não quer dizer que os dois estejam do mesmo lado hoje.
Informações de bastidores dão conta de que ACM não gostou nada dessa indicação. Em nota, o ex-prefeito de Salvador disse: “A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida”.