Após o prazo de envio das declarações do Imposto de Renda de 2023, começaram a circular relatos sobre golpes relacionados ao pagamento das restituições. Segundo informações, criminosos estariam utilizando o WhatsApp para enviar mensagens alegando terem realizado um pagamento indevido através do Pix para a vítima. Dessa forma, os criminosos solicitam que a pessoa faça uma transferência bancária para devolver o valor.
As suspeitas sobre um possível vazamento de dados da base da Receita Federal surgiram após as instituições financeiras serem contatadas nesse sentido. Essa suspeita indica a possibilidade de os golpistas estarem obtendo informações pessoais dos contribuintes, o que lhes permitiria realizar abordagens mais convincentes nas tentativas de fraude. Nesse sentido, é importante que os cidadãos estejam atentos a essas práticas e adotem medidas de segurança para proteger suas informações.
Além disso, é fundamental que a população esteja alerta e tome precauções para evitar cair em golpes. Nesse sentido, é recomendável desconfiar de mensagens inesperadas de pessoas desconhecidas. Especialmente quando envolvem transações financeiras. Por fim, é importante entrar em contato diretamente com a Receita Federal ou com as instituições financeiras para verificar a veracidade de qualquer solicitação ou informação recebida.
Golpes de engenharia social vem crescendo
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve um aumento significativo nos golpes envolvendo engenharia social. Com isso, houve um crescimento de 165% entre o segundo semestre de 2020 e os primeiros seis meses de 2021.
Dessa forma a Febraban ressalta que as instituições financeiras possuem tecnologias avançadas para prevenir golpes e fraudes. No entanto, a crescente segurança nessas instituições tem levado os fraudadores a direcionar seus ataques aos clientes finais. Buscando assim, explorar vulnerabilidades e enganar as pessoas diretamente. Portanto, é importante que os indivíduos estejam atentos e adotem medidas de segurança para proteger suas informações financeiras e evitar cair em golpes.
“Técnicas como a do phishing, ou pescaria digital, usam e-mails, SMS, mensagens em aplicativos, posts em redes sociais e páginas falsas na internet para induzir o usuário a revelar senhas e dados pessoais ou clicar em links que instalam aplicativos maliciosos no celular do cliente”, alerta Adriano Volpini, que dirige o Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Além disso, Volpini destacou também que existem muitos criminosos que se passam por funcionários de bancos e até mesmo falsos servidores com intuitos de obter informações confidenciais.
Receita recebeu mais declarações de imposto do que o esperado
No encerramento do prazo de entrega das declarações, a Receita Federal registrou a apresentação de pouco mais de 41 milhões de documentos.
Aqueles contribuintes que não cumpriram com a obrigação de enviar a declaração estão sujeitos a uma multa de 1% ao mês, calculada sobre o valor do imposto de renda devido, com um limite máximo de 20% do valor do imposto. A multa mínima aplicada é de R$ 165,74. É importante estar ciente dessas penalidades para evitar problemas futuros com a Receita Federal.
Esse resultado superou as expectativas iniciais da receita que girava em torno de 39,5 milhões. Além disso, do total enviado, 57% utilizaram o modelo simplificado, enquanto 24% utilizaram a forma pré-preenchida e 8% retificaram.
Não deixe de ler: Anúncio IMPORTANTE do Serasa para quem tem cartão de crédito