Um novo rosto, de origem brasileira, chegou ao Congresso dos EUA. No entanto, ele não parece ser tão popular entre seus colegas. O republicano George Santos, de 34 anos, foi eleito pela cidade de Nova York, entrando em seu primeiro dia no Congresso em 3 de janeiro com uma nuvem de crescente controvérsia pairando sobre sua cabeça.
Acontece que, uma investigação do New York Times revelou que grande parte da biografia de Santos, incluindo sua educação supostamente prestigiosa, carreira significativa em Wall Street e propriedades imobiliárias impressionantes, eram, na verdade, mentiras.
Doação para Santos
Antes de ser desmascarado, centenas de nova-iorquinos doaram dinheiro para a campanha de Santos, incluindo doadores ricos conhecidos como Anthony Scaramucci, ex-diretor de comunicações da Casa Branca.
Scaramucci disse que conheceu George Santos uma vez em um evento em Southampton para outro candidato ao Congresso. “Ele me pediu para ajudá-lo, então eu fiz um cheque para ele”, disse ele em um e-mail. “Realmente não sabia de toda a intriga naquele momento.”, afirmou.
Os demais doadores descreviam o político como carismático e ambicioso que parecia dizer todas as coisas certas. Como resultado, a campanha de Santos recebeu mais de US$ 191.000 em doações excedentes. Isso representa aproximadamente 6,5% dos US$ 2.933.614,16 arrecadados pela campanha.
Quem são os pais de George Santos?
Durante sua campanha, seus pais foram alvo de algumas de suas inverdades mais descaradas. George Santos afirmou que sua mãe, Fátima Devolder, foi “a primeira mulher executiva em uma grande instituição financeira” e, adicionalmente, afirmou que ela havia morrido como resultado do 11 de setembro.
Contudo, nenhuma dessas afirmações eram verdadeiras. Sua mãe trabalhou como empregada doméstica, cozinheira e enfermeira. Além disso, Fátima Devolder morreu em 23 de dezembro de 2016, mais de 15 anos após o 11 de setembro.
Em relação ao seu pai, ainda se sabe muito pouco, embora o político tenha afirmado que seu pai era afro-americano, sem evidências comprovadas para tal.
Formação e empregos
Durante a campanha, Santos se gabou de sua próspera carreira, que, segundo ele, começou com sua formatura no Baruch College e a frequência à New York University. Depois da escola, George Santos afirmou ter trabalhado em finanças no Citigroup e no Goldman Sachs.
Em dezembro de 2022, quando o The Times noticiou pela primeira vez que nenhuma das instituições tinha matrículas ou registros de emprego, Santos rapidamente admitiu haver mentido em seu currículo, nunca havia se formado em nenhuma universidade e não havia trabalhado diretamente para nenhuma empresa.
Futuro político de Santos
Apesar de mentir, Santos conquistou mais de 145.000 votos para o 3º Distrito Congressional de Nova York. Embora o político possa ser destituído do cargo pelo voto de dois terços na Câmara, as destituições são raras e, dada a estreita maioria republicana, tal resultado parece improvável.
É importante destacar que George Santos deixou claro que planeja manter o cargo. Em suma, essa escolha pode significar uma vida mais solitária no Congresso, com poucos aliados e limitada influência política.