Você já ouviu falar em tubérculos? Sabe qual a importância deles para a dieta? Certamente, se você não sabe o que é um tubérculo, é porque nunca ouviu os alimentos sendo denominados assim, mas no decorrer desse post você verá que conhece muitos deles. Leia com atenção e conheça esses tubérculos que valem a pena inserir na dieta.
Afinal, o que são os tubérculos? Os tubérculos são simplesmente alguns vegetais que se desenvolvem subterraneamente, ou seja, debaixo da terra, e que possuem forma arredondada ou ovalada. Eles são extremamente nutritivos, ricos em vitaminas, minerais e fibras imprescindíveis para o organismo.
Tubérculos que valem a pena inserir na dieta
Os tubérculos possuem um alto teor nutricional, além de serem ingredientes importantes para a composição de inúmeros pratos e receitas. Eles disponibilizam energia e faz com que o cérebro consiga liberar neurotransmissores que proporcionam o sentimento de bem-estar. Veja abaixo as opções de tubérculos que valem a pena inserir na dieta e beneficie o seu corpo da melhor forma:
Batata
É isso mesmo! A batata, este alimento tão consumido pelas pessoas em todo o mundo, é um tubérculo. A batata é uma excelente fonte de carboidratos que proporciona energia e glicose para o corpo, ela pode ser preparada das mais diversas formas: assada, cozida, frita, além de ser utilizada também no preparo de algumas receitas, como os purês e sopas.
Além de possuir um sabor incomparável, a batata é uma grande fonte de fósforo, ferro, potássio, cálcio e vitaminas — especialmente as vitaminas B e C.
Cenoura
Outra opção de tubérculo que você pode inserir em sua dieta é a cenoura. A cenoura é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Além disso, ela contém betacaroteno, que é um poderoso antioxidante. Por isso, ela previne o envelhecimento precoce, melhora a ação do sistema imune e deixa a pele mais saudável. Outro benefício da cenoura também é que ela ajuda a manter a saúde dos olhos.
Beterraba
A beterraba é um excelente alimento para quem apresenta deficiência de ferro, por isso, pessoas que possuem anemia podem consumir beterraba sem receios. Além de ser rico em ferro, esse tubérculo também possui vitaminas B e C, o que contribui para o fortalecimento do sistema imune. Muitas pessoas utilizam a beterraba apenas quando desejam preparar saladas e sopas, no entanto, ela pode ser utilizada em diversos pratos.
Mandioca
Assim como a batata, a mandioca é utilizada em diversos pratos e pode ser feita de várias maneiras. As pessoas costumam utilizar mandioca no preparo de caldos, sopas, bolos, e consomem esse tubérculo também em sua forma cozida e frita. Apesar de a mandioca ser muito famosa, muitas pessoas não sabem que ela é uma excelente doente de minerais e vitaminas que contribuem para a regulação intestinal e do organismo como um todo.
Por fim, agora que você já sabe o que é um tubérculo e quais são as vantagens dele para o organismo, não deixe de inseri-lo em sua dieta.