Esse exercício deixa de ser uma brincadeira de criança e está agora na lista de treino da academia! Pular corda, além de queimar grande quantidade de caloria, pode também ser feito em qualquer lugar! Confira mais sobre esse exercício que faz perder calorias muito rápido!
Em primeiro lugar, trata-se de uma atividade aeróbica. Ou seja, relaciona-se com um aumento no consumo de oxigênio pelo corpo. Por causa disso, durante o exercício há aumento da frequência cardíaca e também do uso de energia. Logo, há alta queima da gordura e perda de calorias. Estima-se que 30 minutos dessa atividade pode queimar até 300 calorias!
Benefícios de pular corda
Pular corda pode parecer fácil, mas na verdade exige muita atenção e foco. Dessa maneira, o abdômen deve manter-se em contração. Ao mesmo tempo, a postura deve ficar ereta durante toda a atividade. Além disso, os membros superiores e inferiores também estarão atuando.
Aqueles em movimentos de rotação para fazer a corda girar e estes fazem força de propulsão. Isto é, as pernas fazem todo o seu corpo pular! Assim, esse mesmo movimento trabalha a suas panturrilhas que funcionam como o nosso “segundo coração”.
Já ouviu falar disso? Pois é, as panturrilhas quando contraem permite o retorno do sangue pelas veias até o coração. Dessa forma, ao exercitá-las você melhora o seu sistema circulatório.
Além da parte física, pular corda também irá estimular a coordenação e a capacidade motora. Dessa maneira, sua execução pode prevenir crises de desequilíbrio com o envelhecimento. Durante o exercício físico são liberados hormônios no organismo, como a endorfina e a serotonina.
A ação dessas substâncias geram a sensação de bem estar. Por causa disso, pular corda é uma fonte de prazer! Por fim, os saltos estimulam o fortalecimento dos ossos, o que é uma prevenção à osteoporose.
Como fazer esse exercício que faz perder calorias rápido?
Para iniciar a prática dessa atividade é necessário em primeiro lugar que você tenha uma corda. Você pode utilizar um espelho para se ver e motivar-se no exercício. Mas, preste atenção em seu exercício! É importante que o pulo tenha no máximo 5 centímetros.
Além disso, lembre-se de manter a postura correta para evitar que se machuque. Você poderá fazer um intervalo com 1 minuto de descanso a cada 1 minuto de treino. Dessa maneira, mantenha o ritmo por 10 a 15 minutos por dia e logo terá resultados.
Com a evolução, você poderá aumentar o tempo de treino e até mesmo poderá mudar o padrão do pulo. Por exemplo, poderá fazer o movimento duplo de rotação durante o pulo. Ou então, poderá cruzar os braços durante o giro.
Cuidados
Assim como em qualquer esporte intenso, pular corda também tem seus cuidados. Dessa maneira, por envolver saltos e impacto nas articulações, pessoas com fragilidade devem evitar. Por exemplo, idosos e gestantes devem ter mais atenção na hora de realizar o treino. Pois, infelizmente, é muito fácil a perda do equilíbrio e a queda.
Quem já possui problemas cardiovasculares também deve seguir algumas recomendações. Isto é, é necessário que seu médico autorize a atividade e não é necessário que a realize todos os dias. Sobretudo, é importante os intervalos de descanso para dar tempo de recuperação ao coração. Agora que você já conhece o exercício que faz perder calorias muito rápido, comece hoje mesmo!