Mencionar o CPF na nota fiscal é uma prática que pode ser adotada hoje, embora os motivos sejam desconhecidos. Essa ação pode trazer diversos benefícios tanto para o cidadão quanto para o Estado.
Dessa maneira, visando incentivar a inclusão do CPF na nota durante as compras, alguns governos podem criar programas de incentivo para criar o hábito nesse sentido. Abaixo você encontrará os benefícios associados a esta promoção.
Benefícios de cadastrar o CPF na nota
Primeiramente, um dos benefícios é o desconto em impostos governamentais, como IPTU e IPVA. Em algumas situações, também é possível concorrer a prêmios de loterias.
Todavia, é importante observar que esta iniciativa é estadual e nem todos os estados oferecem tais programas. Dessa forma, aqueles que o fazem podem ter regras e incentivos diferentes. Portanto, para conferir os benefícios específicos de cada localidade, basta acessar o site oficial do Ministério da Fazenda do respectivo estado.
Por exemplo, o estado de São Paulo permite o registro do CPF na nota e oferece programas de incentivo, como descontos do IPVA. No Rio de Janeiro é possível obter descontos de IPTU por essa prática.
No estado do Paraná, por outro lado, é possível pagar preços por meio de recarga de celular. Outros estados como Bahia, Ceará e Alagoas têm benefícios semelhantes.
Isso afetará a pontuação?
Ainda que existam várias vantagens em informar o CPF na nota fiscal, muitos brasileiros têm a impressão equivocada de que essa ação contribui para o aumento de sua pontuação no Serasa. No entanto, essa prática não tem efeito no aumento do score, pois os órgãos de proteção ao crédito, inclusive os mais populares, SPC e Serasa, não consideram esse critério um fator relevante para influenciar o score de uma pessoa física.
Portanto, embora colocar o CPF na nota tenha benefícios em outros aspectos, isso não afeta a pontuação. No entanto, você pode:
- Combate à sonegação fiscal;
- Evite faturas falsas;
- Combata a pirataria.
- Para melhorar a pontuação, é preciso focar em outras alternativas como:
- Pagar dívidas pendentes;
- Mantenha os pagamentos atualizados.
- Isso ajuda a construir um bom histórico de pagamentos.
Conheça os Estados que oferecem o programa
Antes de mais nada, São Paulo é um dos estados que incentiva fortemente o consumidor a pedir o CPF por conta nos estabelecimentos e oferece benefícios para essa ação. Lá, o cidadão consegue desconto no IPVA. No Rio de Janeiro você consegue alguns descontos no valor do IPTU. No estado do Paraná, também é possível sacar prêmios via recarga de celular.
No entanto, é importante referir que estas iniciativas são de cariz nacional, pelo que nem sempre as mesmas opções de desconto estarão disponíveis noutras localidades. Uma forma de saber quais benefícios você terá é acessando o site do Tesouro. Desta forma, você pode encontrar todas as informações relevantes que você precisa.
Saiba como consultar o CPF na nota gaúcha
É importante ressaltar que não é necessário inscrição para participar desses sorteios. Os interessados podem simplesmente fazer uma compra normal e ganhar 1 ponto a cada R$ 1,00 gasto. Ao atingir 100 pontos, equivalentes a R$ 100, eles recebem um tíquete eletrônico que é utilizado no sorteio.
O procedimento para visualizar os ingressos liberados e os pontos disponíveis no cadastro é bem simples:
- Entre no portal oficial da Nota Fiscal Gaúcha;
- Faça login com seu documento completo e cadastro;
- Acesse o menu “Sorteios” e pronto! Todas as informações necessárias estarão disponíveis.
Acima de tudo, é importante mencionar que através do site oficial, os usuários também podem acessar a opção “Meus Prêmios” para verificar se possuem algum dinheiro disponível associado ao seu documento.