Hoje nós contaremos para você quais são as principais doenças do fígado e como prevenir.
As doenças hepáticas são responsáveis pela morte de pelo menos 30 mil pessoas por ano no Brasil, e, como na maioria das vezes os sintomas só aparecem quando as doenças já estão em um grau muito avançado, as pessoas só buscam por tratamento quando já é tarde demais.
Por isso, nós trouxemos uma lista das principais doenças do fígado e como prevenir, para que você conheça um pouco mais sobre esses males e possa evitá-los.
Ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto?
Então não deixe de ler até o final!
Por que é importante cuidar da saúde do fígado?
A maioria das doenças hepáticas são silenciosas e podem levar a óbito se não forem tratadas de forma adequada. Visto que o fígado faz parte da lista dos órgãos vitais e é responsável por muitas funções no organismo. Tanto no sistema digestivo, quanto na parte de regeneração das células mortas no sangue e processamento de hormônios e outras substâncias.
Além disso, é o fígado que defende o corpo contra toxinas e substâncias nocivas que podem prejudicar o organismo.
Por isso, é muito importante mantê-lo saudável e protegido.
Quais as principais doenças do fígado?
Conforme já dissemos anteriormente, as doenças do fígado costumam ser silenciosas. Ademais, isso faz com que elas se tornem graves, uma vez que costumam apresentar sintomas em um estágio já avançado.
Por isso, é extremamente importante que você conheça as principais doenças hepáticas, para poder evitá-las.
Pensando nisso, nós separamos uma lista com as doenças hepáticas mais comuns e mais graves, para contar para você. Confira:
- Hepatites A, B e C — A hepatite é uma doença do fígado causada por uma inflamação hepática, que ocorre devido ao contato infeccioso dos vírus das hepatites A, B e C.
- Cirrose — A cirrose tem como principal causa o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Além disso, ela pode se desenvolver a partir de outras doenças, como a hepatite ou a esteatose hepática.
- Esteatose hepática — Já a esteatose hepática, é causada pelo acúmulo de gordura no fígado. Isso acontece devido aos maus hábitos alimentares e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
- Insuficiência hepática — A insuficiência hepática é muito grave, pois ela coloca em risco todas as funções exercidas pelo fígado, e pode ser causa de outras doenças, como problemas de coagulação sanguínea e insuficiência renal.
Como prevenir essas doenças hepáticas?
O caminho da prevenção de doenças hepáticas, bem como todos os tipos de males que podem acarretar no organismo humano, é o mesmo: ter bons hábitos alimentares, se exercitar com frequência e ingerir bastante água diariamente.
Além disso, para manter a saúde do fígado em dia e garantir o seu bom funcionamento, é preciso evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e alimentos ultraprocessados.
Outra dica muito válida, é realizar exames de rotina ao menos duas vezes a cada ano, para se certificar de que a saúde está em dia.
Agora que você já sabe quais são as principais doenças do fígado e como prevenir. É só seguir nossas dicas e procurar um profissional da saúde todas às vezes que julgar necessário!