O atual governo eleito em 2022 criará uma série de novas exigências do Bolsa Família, como a frequência escolar e a manutenção da carteira de vacinação atualizada.
Ademais, as equipes que cuidam dos dados relacionados ao benefício também vão considerar a evasão escolar e até mesmo a repetência de ano para dar um veredito a respeito do pagamento desse benefício.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome criará na semana que vem uma Câmara que une o Ministério da Educação com o Ministério da Saúde para definir quais serão as diretrizes do Bolsa Família.
O cronograma demonstra que os critérios para receber o benefício valerão a partir de março de 2023. Veja mais!
Novas exigências do Bolsa Família
O grupo que definirá quais são as novas exigências do Bolsa Família ainda não foi criado, mas algumas condições já estão sendo discutidas.
Por isso, a reestruturação desse programa social acontecerá e deve ficar pronta até fevereiro para ser levada para aprovação do presidente Lula.
Por isso, veja como será a análise dessas novas exigências do Bolsa Família de acordo com cada uma das áreas relacionadas.
Exigências da Educação para o Bolsa Família
As novas exigências relacionadas ao Ministério da Educação vão analisar a frequência e evasão escolar de crianças e adolescentes presentes nas famílias beneficiárias do programa.
Essa questão é muito importante porque, durante a pandemia da Covid, a evasão escolar aumentou bastante e adicionar essa condição ao programa estimulará a presença nas escolas.
Por isso, famílias que possuem filhos em idade escolar devem garantir a ida deles ao ambiente escolar. Já que esse é um requisito para continuar recebendo.
Exigências da Saúde para o Bolsa Família
Quanto a saúde pública, as novas exigências do Bolsa Família tem ligação com a caderneta de vacinação das crianças.
Afinal, os números de vacinação estão diminuindo desde 2016 e isso é um fator alarmante para a sociedade na totalidade.
Pois, como vimos, a vacinação contra o coronavírus é a melhor forma para garantir o convívio social sem que as pessoas se arrisquem.
Portanto, essa nova regra do benefício é essencial para que os pais mantenham seus filhos protegidos das doenças que já possuem vacinas no Sistema de Saúde.
Durante a pandemia, o Bolsa Família passou a ser Auxílio Brasil e essas exigências do Bolsa Família não se juntaram a mudança.
Esses critérios retomaram em setembro de 2022. Porém, não tinham acompanhamento diretamente por uma equipe que tratasse as advertências como a revogação do pagamento do benefício, por exemplo.
As novas exigências do Bolsa Família são punitivas?
De acordo com Wellington Dias, ministro da saúde, as novas exigências do Bolsa Família não devem ser vistas como punição para as famílias que não se enquadrarem nas condições exigidas.
Afinal, a finalidade das exigências não é restringir o pagamento do Bolsa Família, e sim ampliar os benefícios relacionados ao programa, que não se trata apenas de transferência de renda, mas de preocupação com a vida de todos.