Alguma vez você já sentiu vergonha de tirar a camisa em público por causa do tamanho e da forma do seu peito? Pois saiba que cerca de 30% da população masculina pode passar por isso devido ao crescimento excessivo das mamas, a ginecomastia. Ela acontece quando o tecido mamário masculino incha devido à redução dos hormônios masculinos (testosterona) ou ao aumento dos hormônios femininos (estrogênio).
Assim, essa é uma condição que pode impactar diretamente no modo como os homens se veem e é mais comum do que se imagina
Causas da ginecomastia
Em 50 % dos casos, a causa da ginecomastia é idiopática, ou seja, não se consegue encontrar a causa que levou a esse crescimento mamário. Todos os exames complementares se mostram normais.
A outra metade dos pacientes, acabam tendo a ginecomastia decorrente de alguma causa, como uso de drogas anabolizantes ou até ocasionados por tumores entre outras doenças…
A exemplo, as causas também incluem puberdade, envelhecimento, medicamentos e condições de saúde que afetam os hormônios.
Tratamento
O tratamento geralmente é com medicamentos ou cirurgia, mas deve combater a sua causa. Nesse sentido, ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica que reduz o tamanho da mama.
Por fim, não é preciso ter vergonha de procurar um médico para conversar sobre essa questão, realizar exames e entender as possibilidades de tratamento. Afinal, a consulta com um especialista é muito importante e deve se dar por razões que vão além da estética, visto que problemas mais sérios podem estar relacionados ao aumento das mamas.
Veja mais sobre o assunto aqui.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.
Veja também: