O Ibovespa encerrou outubro com o pior resultado do ano. A saber, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira despencou 6,74% no mês. Dessa forma, elevou as perdas acumuladas em 2021, que agora estão em expressivos 13,04%. E a maioria das ações também não escapou do vermelho.
Na verdade, o Ibovespa caiu em julho, agosto, e setembro, mas foi em outubro que as perdas ficaram ainda mais expressivas. Das 91 ações que compõem a carteira do Ibovespa, apenas 12 conseguiram subir no mês, o que representa 13,19% do total, ou seja, um péssimo resultado.
A saber, quem liderou o ranking mensal foi a Ambev, cujos papéis tiveram alta de 11,05%. Em resumo, o maior destaque da cervejaria em outubro foi o seu balanço trimestral, que trouxe um recorde de vendas de cerveja para o período.
A segunda posição ficou com a BB Seguridade, com ações crescendo 10,73% no mês. A empresa sofreu bastante durante os períodos mais severos da pandemia da Covid-19 com a sinistralidade. No entanto, a redução nos números de casos e mortes no país devido à vacinação conseguiu reverter as quedas e fez a BB se destacar em outubro.
Conheça as outras ações do Ibovespa que também avançaram
Vale destacar que apenas a Ambev e a BB Seguridade tiveram ganhos superiores a 10%. Todas as outras dez altas vieram bem menos expressivas. Aliás, a média de ganhos das dez ações com os melhores resultados de outubro ficou em 5,3%.
No mês, os avanços acabaram ficando para as ações mais defensivas, envolvendo energia, saneamento e telefonia. Isso aconteceu, porque o Ibovespa vem acumulando perdas desde julho. Em momentos de incertezas, os investidores preferem buscar papéis mais seguros e com menor volatilidade.
Nesse cenário, a Telefônica Brasil ocupou o terceiro lugar no top dez, com alta de 6,94%. Da mesma forma que aconteceu com a Ambev, a companhia de telecomunicações se beneficiou com o seu balanço trimestral, que trouxe um dados melhores do que o esperado pelo mercado.
Completando o top 10, ficaram: Energias do Brasil ON (6,75%), JBS ON (5,34%), Engie Brasil ON (3,87%), Marfrig ON (3,27%), Taesa unit (2,29%), Sul America unt (1,92%) e Metalúrgica Gerdau PN (0,72%).
Leia Mais: ONS eleva projeção de chuvas nas regiões das hidrelétricas em novembro