O Ibovespa encerrou janeiro em alta, segundo resultado positivo consecutivo. Isso aconteceu graças aos avanços registrados por 71,7% das ações que compõem a carteira teórica do índice. Em números absolutos, 66 papéis acumularam ganhos no mês, enquanto 26 fecharam janeiro no vermelho.
A saber, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira iniciou 2022 com tudo. Aliás, o papel que teve a maior valorização em janeiro foi justamente o da própria bolsa de valores, a B3. Em suma, as ações da B3 dispararam 31,74% em um mês marcado pela vinda do investidor estrangeiro ao Brasil. E, como a B3 é a única competidora desse mercado, ficou fácil acumular fortes ganhos no período.
Em seguida, ficaram as ações do Hapvida, que saltaram 21,97%. Nesse caso, a operadora de planos de saúde se beneficiou devido à fusão com a Notre Dame Intermédica. Inclusive, esta também teve um forte desempenho em janeiro, acumulando ganhos de 17,98%.
Bancos também se destacam no mês
Além destes papéis, os bancos também se destacaram no Ibovespa em janeiro. O terceiro maior ganho mensal foi do Itaú Unibanco (+20,99%). Inclusive, outros bancos também tiveram um forte desempenho no mês: Bradesco PN (+18,79%), Bradesco ON (+16,24%) e BTGP Banco Unt (+15,87%).
Em resumo, os bancos acabaram se beneficiando pela entrada expressiva de estrangeiros no Ibovespa. Isso acontece, porque estas entidades apresentam maior solidez de balanço e liquidez dos papéis, atraindo cada vez mais investidores. Além disso, os bancos também se beneficiaram com o aumento dos juros, que torna os seus papéis ainda mais atraentes.
As outras três ações que completaram o top 10 foram: Azul PN (+19,91%), BR Malls Part ON (+15,88%) e Petro Rio ON (+15,72%). No primeiro caso, os papéis da companhia aérea saltaram graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e à melhora gradual do cenário internacional para viagens.
Da mesma forma, a rede de shoppings BR Malls conseguiu avançar em meio à recuperação do setor e à volta das pessoas às compras de rua. As expectativas para a divulgação dos resultados do quarto trimestre estão bastante altas. Já os papéis da Petro Rio acabaram impulsionados pelos altos preços do petróleo.
Vale destacar que as 10 ações do Ibovespa com os maiores ganhos em janeiro tiveram valorização média de 19,51%.
Leia Mais: Bitcoin tem pior resultado em janeiro dos últimos 4 anos