Se você quer saber quais são as 5 principais doenças em bebês, então está no lugar certo!
Devido aos bebês recém-nascidos nunca terem tido contato com as bactérias e vírus que existem no mundo, ficam muito propensos a desenvolverem doenças e alergias.
Pensando nisso, nós separamos uma lista com as 5 principais doenças em bebês e vamos te contar os sintomas, causas e tratamento de cada uma delas, para que você as conheça melhor e saiba identificá-las caso o seu bebê apresente algum sintoma.
Ficou interessado e quer saber mais sobre isso?
Então é só continuar lendo!
Quais são as 5 principais doenças em bebês?
A partir do momento do nascimento dos bebês, imediatamente eles começam a ter contato com as coisas do mundo, e o sistema imunológico deles começa a se desenvolver e criar anticorpos para atacar qualquer micro-organismo que possa ser prejudicial para a saúde.
É assim ao longo da nossa vida toda, mas, como os bebês nunca tiveram contato com nada, eles estão muito mais vulneráveis aos vírus e bactérias existentes neste mundo.
Por isso, os bebês podem apresentar quadros infecciosos e algumas doenças que são muito comuns entre eles.
Veja abaixo uma lista com as 5 principais doenças em bebês e como identificá-las e realizar o tratamento:
Catapora
A catapora é uma doença infecciosa altamente contagiosa e famosa devido às bolinhas vermelhas que surgem em todo o corpo.
Além disso, ela pode apresentar outros sintomas, como febre e dores pelo corpo.
O tratamento consiste em analgésicos e antitérmicos, e o vírus é eliminado pelo próprio corpo em cerca de 10 dias.
Sapinho
O sapinho é muito comum em bebês por conta de sua imunidade baixa e sua vontade incontrolável de colocar tudo na boca.
Com isso, acontece a proliferação de fungos, que causam pequenas bolinhas brancas na língua, parte de dentro das bochechas e céu da boca.
O tratamento é feito por meio de pomadas e remédios fungicidas, que eles aplicam diretamente nas feridas.
Infecções intestinais
Já as infecções intestinais são identificadas pela febre, dores na barriga, vômitos e diarreia no bebê, por isso eles ficam irritados e choram o tempo todo.
O tratamento é feito por meio de antibióticos, e por isso, ao apresentar esses sintomas, bebê deve ser levado imediatamente para o hospital ou pronto atendimento.
Dermatite
A dermatite é causa-se pelo contato da pele do bebê com produtos e tecidos que contém alguma substância alérgica para eles.
Os sintomas são vermelhidões, bolhas e fissuras na pele, e podem tratar com pomadas antialérgicas. Além disso, recomenda-se descontinuar o uso do produto que pode se identificar como responsável pela dermatite.
Gripes e resfriados
As gripes e resfriados são muito comuns em bebês, uma vez que sempre temos contato com os vírus dessas doenças e podemos transmitir para eles, e, como eles ainda estão com o sistema imunológico baixo, todos os micro-organismos que entram em contato com seu organismo é prejudicial.
Os sintomas são os mesmos dos adultos: nariz trancado, febre, dores no corpo e de cabeça.
O tratamento de gripes e resfriados em bebês é realizado com analgésicos, antitérmicos e repouso.
Agora que você já conhece as 5 principais doenças em bebês, é só ficar de olho no surgimento dos sintomas, e caso eles se agravarem, procure um profissional da saúde imediatamente!