Hoje nós vamos passar algumas informações para que você conheça as 5 principais aposentadorias do INSS. Entender as diferentes modalidades de aposentadoria disponíveis pelo INSS é fundamental para planejar o futuro e garantir uma vida mais tranquila na terceira idade.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre as aposentadorias do INSS, para que entenda o funcionamento de cada uma delas. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conheça as 5 principais aposentadorias do INSS
Quando chega a idade de se aposentar, muitas pessoas se perguntam quais são as opções disponíveis pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Desse modo, separamos as 5 principais aposentadorias que o instituto oferece para que você conheça cada uma delas e veja como funcionam. Confira:
1. Aposentadoria por idade
Primeiramente, é importante falar sobre a aposentadoria por idade, que é a modalidade mais comum no Brasil. Dessa forma, para ter direito a essa aposentadoria, é necessário alcançar a idade mínima de 65 anos (para homens) ou 62 anos (para mulheres). Além disso, é preciso comprovar pelo menos 180 contribuições mensais ao INSS.
2. Aposentadoria por tempo de contribuição
Ademais, a aposentadoria por tempo de contribuição leva em consideração somente o tempo que o segurado contribuiu para o INSS. Assim, para se aposentar por essa modalidade, o homem precisa ter um tempo mínimo de contribuição de 35 anos, enquanto a mulher precisa pagar a Previdência por 30 anos.
No entanto, vale ressaltar que essa modalidade de aposentadoria só vale para quem começou a contribuir antes da última reforma da Previdência, em 2019. Isso porque depois da implementação da nova legislação, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir
3. Aposentadoria especial
Já a aposentadoria especial destina-se a trabalhadores que exerceram atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física. Nesses casos, o tempo de contribuição que o INSS exige é menor. Sendo assim, para ter direito à aposentadoria especial, o segurado precisa trabalhar, no mínimo, 15, 20 ou 25 anos, dependendo da atividade que exerce.
4. Aposentadoria rural
Além disso, o INSS ainda oferece a aposentadoria rural aos trabalhadores que exercem atividades agrícolas, em regime de economia familiar. Dessa maneira, para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar o exercício de atividade rural por, no mínimo, 180 meses (15 anos), além de atender aos requisitos de idade mínima: 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
5. Aposentadoria por invalidez
Por fim, o INSS concede a aposentadoria por invalidez aos segurados que sofrem de alguma doença ou incapacidade permanente que os impossibilite de exercer qualquer atividade laboral. Assim, para receber essa aposentadoria, é preciso passar por uma perícia médica do INSS que comprove a incapacidade.
É importante ressaltar que, para solicitar qualquer uma dessas modalidades, é necessário cumprir os requisitos que a lei estabelece. Além disso, é fundamental manter as contribuições em dia para garantir o recebimento do benefício.
Agora que você já conhece as 5 principais aposentadorias do INSS, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse assunto!