A maioria dos investidores que colocaram seu dinheiro na Bolsa Brasileira em janeiro deste ano conseguiu colher bons frutos. Isso porque o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa, teve forte alta de 6,98% no mês. Aliás, 66 das 92 ações que compõem a carteira do indicador fecharam o mês no azul, ou seja, 71,74% do total.
Embora o Ibovespa tenha registrado uma forte alta no mês, alguns papéis seguiram o caminho inverso e despencaram. A saber, o recuo médio das 10 piores ações de janeiro foi de 15,62%.
Em resumo, quem liderou o ranking mensal de perdas foi a Locaweb, cujos papéis despencaram 26,29%. Isso aconteceu, principalmente, devido às expectativas para o futuro, que deverá ficar marcado pela continuação do aumento dos juros no Brasil e nos Estados Unidos.
Na verdade, as empresas relacionadas à tecnologia sofreram mais em janeiro do que as demais empresas. Em suma, os EUA vêm injetando bilhões na economia americana desde o início da pandemia da Covid-19. Contudo, os estímulos chegarão ao fim em março, mês em que os juros começarão a subir no país.
Boa parte da chuva de dólares seguiu para as empresas de tecnologia, mas isso começou a mudar a cada aproximação do fim dos estímulos. Nestes últimos meses, os investidores estão realizando lucro e retirando seu dinheiro destas empresas. Assim, estão direcionando seus investimentos para empresas mais tradicionais e seguras para um futuro de mais juros e menos crescimento.
Conheça os outros papéis do Ibovespa que afundaram no mês
Na segunda posição ficou a Alpargatas, cujas ações despencaram 21,15%. A saber, os papéis da empresa afundaram devido à fraca recuperação econômica projetada para o Brasil em 2022. Ao mesmo tempo, o desemprego persistente também enfraqueceu a varejista. Aliás, os papéis do Grupo Natura ON (-10,74%) e da Via ON (-10,10%) também caíram no mês.
Fechando o top três ficou o IRB Brasil Resseguros, com um tombo de 18,66% em novembro. Nesse caso, os fracos resultados trimestrais fizeram os investidores tirarem seu dinheiro da empresa.
Na sequência, ficaram os papéis da Embraer ON (-18,17%), Braskem PNA (-14,68%), Positivo Inf ON (-14,13%), Rumo ON (-12,05%) e Méliuz ON (-10,19%).
Leia Mais: Bitcoin tem pior resultado em janeiro dos últimos 4 anos