Com um comprimento que pode chegar aos 100 centímetros, a raça Maine Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos. Ele é conhecido no mundo como “gigante gentil”. Além disso, é muito lembrado por sua habilidade em caçar. No Brasil, só há registro desses gatos nas últimas duas décadas. Conheça agora!
Origem da raça
São gatos gigantes da raça cujo nome caracteriza seu local de origem, estado americano do Maine, nos EUA. Seu surgimento aconteceu há mais de 200 anos. Alguns dizem que os gatos da raça Maine Coon são frutos de cruzamentos entre guaxinins (“racoons” em inglês), com gatos domésticos que viviam próximos ao perímetro florestal. Isso explica a origem do nome, cor e caudas tão grossas. Fenômeno improvável que se tornou entre outras, a maior de todas as lendas, porque há incompatibilidades cromossômicas entre estes animais.
Personalidade do Maine Coon
Robusto e resistente, o Maine Coon é de um temperamento que concilia afeto e extrema sociabilidade. Além disso, é doce, meigo, companheiro e afetua-se muito bem com as crianças e até mesmo com cães, pois são muito brincalhões durante a vida toda, mesmo depois de adultos.
Somando-se a isso, possui inteligência acima da média e, portanto, é considerado um gato fácil de treinar, de fácil adaptação e essencialmente muito amigável. São fiéis à sua família, cautelosos com estranhos e muito independentes.
Características Gerais
Os Maine Coon são gatos fortes e musculosos. Os machos pesam em média 12 kg e fêmeas em média 6 a 10 Kg quando reprodutoras. Sabe-se que quando castrados para companhia doméstica, alcançam esta média em tenra idade e normalmente ultrapassam estes pesos na fase adulta.
Veja aqui a importância de ter um gato para a sua saúde.
Gostou dessa raça? Teria um em casa? Então, deixe aqui o seu comentário e compartilhe com amigos e familiares.