A erva-baleeira é uma planta nativa do litoral brasileiro e seu consumo pode trazer muitos benefícios para a saúde das pessoas por causa de suas propriedades medicinais. A principal característica dessa planta é sua ação anti-inflamatória e o alívio da dor que ela oferece em casos de inflamação dos ferimentos. Saiba tudo sobre a erva-baleeira e seus benefícios.
Além disso, muitos outros usos como cicatrizante natural e até mesmo no processo de emagrecimento saudável fazem da erva-baleeira uma ótima opção para se ter em casa, seja cultivada em seu jardim, seja em embalagens vendidas por lojas de produtos naturais. Confira:
Veja quais os benefícios da erva-baleeira
Para conhecer melhor a erva-baleeira, saiba que é preciso falar sobre os benefícios que essa planta tem a oferecer. Afinal, entre as propriedades medicinais dessa planta, a ação anti-inflamatória é apenas a mais conhecida, mas essa não é a única condição que faz ela ser tão importante.
Conhecida por nomes como pimenteira, maria-milagrosa, maria-preta e catinga, saiba que todos esses nomes são referentes à mesma espécie. Vendida em forma de medicamento fitoterápico, pomadas, cremes e cápsulas, a erva-baleeira pode ser consumida para diversas finalidades. Veja abaixo:
Cicatrizante natural
Em geral, pode ser aplicar a erva-baleeira sobre ferimentos para quem deseja cicatrizar as feridas. Esse efeito se dá por causa das substâncias anti-inflamatórias presentes na composição dessa planta. Ademais, a planta também possui fenólicos antioxidantes naturais que renovam a produção celular da pele.
Tratamento para reumatismo
O efeito anti-inflamatório causado pela erva-baleeira também faz com que essa planta seja muito usada em tratamento para reumatismo, a famosa doença da velhice. A substância que garante bons resultados nesse tratamento é o alfa-humuleno que possui potencial para cuidar de inflamações.
Desse modo, a erva-baleeira auxilia na hora de aliviar dores fortes associadas à artrite e outras doenças anti-inflamatórias relacionadas. Nesse caso, a melhor opção seria o consumo de cápsulas, mas é preciso procurar um médico antes de iniciar qualquer tratamento fitoterápico, sobretudo em casos de doenças mais graves como essas.
Alívio da dor muscular
Outro benefício da erva-baleeira é o alívio das dores musculares que essa planta traz para quem está em tratamento de mialgia, por exemplo. Afinal, as substâncias relaxantes encontradas nesta planta garantem mais conforto para reduzir os incômodos causados depois de um dia intenso de trabalho.
Nesse sentido, uma opção seria fazer um cataplasma amassando um pouco dessas ervas ainda frescas para aplicar sobre a região da dor. Semelhante à arnica, o efeito de relaxamento muscular é considerável quando se aplica essa pasta natural sobre os músculos que estão doloridos.
Emagrecimento saudável
Por fim, mas não menos importante na lista dos benefícios da erva-baleeira, essa planta também pode auxiliar no processo de emagrecimento saudável. Assim, mesmo que ainda não existam evidências comprobatórias do efeito dessa planta nesse sentido, na prática ela auxilia na queima de gordura por meio da aceleração do metabolismo.
Encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, a erva-baleeira ainda possui efeito diurético e laxante que, por sua vez, explica a crença de que ela conduz ao emagrecimento.