De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas no mundo possuem depressão. Por isso, nós, do Brasil123, vamos mostrar alguns fatores para que você conheça a doença e seus principais tratamentos. Confira a seguir e saiba mais sobre o tema.
O que é a depressão?
A depressão, identificada pelo CID 10 – F33, é uma doença psiquiátrica crônica que afeta milhões de pessoas no mundo. Dessa forma, sob o ponto de vista médico, a causa da depressão é a redução de neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina. Eles são os responsáveis pelos sentimentos de bem-estar e alegria.
Assim, a pessoa com depressão se sente desanimada e triste, o que desencadeia muitas reações no organismo. Os principais sintomas da depressão são:
- Falta de vontade de realizar as atividades que antes se fazia com satisfação e prazer;
- Variações no sono: a pessoa demora para dormir ou acorda várias vezes à noite. Ou, como efeito contrário, não tem vontade de sair da cama;
- Variações na alimentação: quem tem depressão pode comer exageradamente ou simplesmente não se alimentar;
- Apresentar choro fácil;
- Ter baixa autoestima.
Se esses sintomas perdurarem por mais de duas semanas, o médico os classifica como sendo depressão.
Quais são os principais tratamentos para a depressão?
Se você sofre com depressão, possivelmente está em busca de tratamentos efetivos. No entanto, reiteramos que apenas um médico poderá fazer a indicação de medicamentos ou de terapias. Dessa forma, abaixo, listamos os tipos de tratamentos mais comuns, porém, verifique o que se encaixa em seu quadro.
Medicamentoso
É a base do tratamento para a depressão, ou seja, os medicamentos antidepressivos auxiliam na regulação química cerebral, com dosagem recomendada pelo médico. Assim, quando o tratamento é medicamentoso, o médico tende a adequar a dosagem de acordo com a necessidade de cada paciente.
O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento medicamentoso e, nesse caso, é possível retirar os medicamentos nas Unidades de Saúde de forma gratuita. Além disso, o SUS oferece tratamento psicológico, programas de acolhimento e atendimento individualizado para atender as necessidades de cada pessoa.
Atenção, pois não há prazo para finalizar o tratamento. Cada paciente pode necessitar de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida toda.
Psicoterapia
A terapia psicológica vai auxiliar na reestruturação psicológica da pessoa, possibilitando maior compreensão da doença e maior entendimento na resolução dos conflitos internos. Desse modo, ajuda na redução do estresse causado pela depressão.
Da mesma forma que o tratamento medicamentoso, a psicoterapia pode levar semanas, anos ou a vida toda de tratamento. Então, depois da crise superada, a pessoa ainda pode ter novos episódios de depressão.
Sabe-se, porém, que a associação dos tratamentos medicamentosos e psicoterápicos é mais efetiva para tratar a depressão.
Como buscar tratamento para a depressão
Se você está com sinais de depressão, converse com uma pessoa de confiança ou algum parente próximo que possa te auxiliar nessa caminhada. Então, é muito importante procurar ajuda.
Parentes ou amigos podem te acalmar e ajudar na busca por uma consulta especializada, para que você consiga tratamento. Isso porque a depressão é uma doença séria e real. Portanto, é muito importante se cuidar e buscar qualidade de vida.