Você conhece o TEA? Conheça os 5 sinais de TEA. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição descoberta há pouco tempo e que caracteriza o desenvolvimento atípico de algumas crianças, antes mesmo que elas tenham completado um ano de vida. O indivíduo autista possui intensa dificuldade de se comunicar e de relacionar-se com outras pessoas no convívio social.
Segundo a OMS, aproximadamente setenta milhões de pessoas no mundo são autistas, no Brasil, estima-se que esse número seja de dois milhões. Apesar de o autismo acometer pessoas de todos os sexos e etnias, a prevalência dessa condição é maior em indivíduos do sexo masculino.
Conheça 5 sinais de TEA
Os pais que possuem filhos com TEA costumam apresentar uma resistência no início, devido às dificuldades que eles enfrentarão frente à nova descoberta. No entanto, com o passar do tempo é possível notar que a criança autista quando bem direcionada se desenvolve tão bem quanto as demais crianças. Inclusive, existem autistas que possuem um QI elevado.
Diagnosticar o TEA de forma precoce é imprescindível para que o tratamento seja feito com eficiência, pois, quando o tratamento é feito até os três anos de vida da criança as chances de que a criança se desenvolva bem são de até 80%. Sendo assim, conheça os 5 sinais de TEA para identificar a presença de autismo o quanto antes e contribuir para o pleno desenvolvimento da criança.
Interação social
O indivíduo autista possui uma imensa dificuldade de desenvolver relações interpessoais, por isso, sua interação social é prejudicada. A criança autista não costuma dar muita atenção às pessoas à sua volta, mas volta quase toda a sua atenção aos brinquedos e objetos. Além disso, uma criança autista dificilmente pedirá colo ou mandará beijos.
Fala
Além da dificuldade de comunicação, a criança autista também enfrenta dificuldades relacionadas à fala. Então, é muito comum que a criança fique mais calada, emita gritos de forma aleatória, chore de forma frequente sem motivo aparente.
Além disso, a criança autista não costuma se expressar facilmente, e costuma ignorar a presença de outras pessoas. Geralmente, a criança autista levará um tempo maior para desenvolver a fala.
Brincadeiras
A criança com TEA não costuma explorar os objetos de forma inovadora. Sendo assim, dificilmente irá sacudir ou bater os brinquedos. Além disso, ela não costuma buscar contato visual para interagir com os adultos, sendo necessário que eles insistam muito para que elas se engajem nas brincadeiras.
É muito comum que a criança com TEA brinque com menor frequência com os objetos, se fixando em algumas de suas partes sem que suas funções sejam exploradas.
Alimentação
A criança com Transtorno do Espectro Autista apresenta dificuldades para aceitar a introdução de novos alimentos em sua alimentação diária, e pode não querer participar do almoço ou jantar juntamente com as demais pessoas da casa.
Comportamento
No que diz respeito aos aspectos comportamentais, a criança com TEA tende a realizar movimentos atípicos, cheirar e lamber alguns objetos, é sensível a alguns sons e apresenta grande resistência a alterações na rotina.