Com a chegada da estação mais quente do ano, cresce a procura pelas praias, clubes e atividades ao ar livre. Em virtude dessa maior quantidade de aglomeração de pessoas aumenta o risco de proliferação de algumas doenças típicas do verão.
Além da aglomeração em locais úmidos como praias e clubes, o contato com a areia e a alimentação fora de casa em barraquinhas ou vendedores ambulantes, favorece o aparecimento de enfermidades.
Assim, vale a pena ficar atento para estas 3 doenças comuns no verão e algumas dicas de como se proteger para evita-las.
Doenças comuns no verão
No verão ocorre o aumento da temperatura e da ocorrência de chuvas típicas das regiões tropicais. A falta de cuidado natural do relaxamento proporcionado pela estação e a exposição excessiva ao sol, tem como consequência o aumento de casos de algumas doenças nesse período.
Outros fatores, como água parada em recipientes devido ao aumento das chuvas, podem provocar doenças graves. Dentre as doenças mais comuns nessa estação estão: conjuntivite, dengue, Chikungunya, Zika, dermatoses, desidratação, insolação, intoxicação alimentar, micoses, otite.
Porém, com os cuidados necessários, é possível curtir a estação e ficar livre de contrair algumas dessas doenças.
Desidratação
A desidratação é causada pela perda excessiva de líquido e sais minerais no organismo, em virtude da transpiração e exposição ao sol. Os sintomas mais comuns são sede, boca sela, pele seca, sonolência e cansaço. Em casos mais severos, podem ocorrer vômitos e diarreias.
Contudo, para prevenir a desidratação recomenda-se a ingestão de muito líquido (águas e sucos) e de alimentos frescos, além do uso de roupas mais leves.
Intoxicação Alimentar
No verão, com o aumento da prática das refeições fora de casa, aumenta também o risco de contrair alguma infecção em decorrência da ingestão de alimentos que possam ter sido armazenados ou preparados inadequadamente, ou que não estejam frescos.
Para evitar a intoxicação alimentar, prefira consumir alimentos frescos e evite o uso de produtos pré-cozidos ou fritos. Lavar as mãos sempre também fará com que sejam evitadas as contaminações por bactérias.
Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação da membrana que reveste o globo ocular, chamada conjuntiva. É uma doença altamente contagiosa e transmitida pelo ar. Seus sintomas são olhos vermelhos e doloridos, coceira, secreção, inchaço e sensibilidade à luz ao acordar.
Essa enfermidade pode prevenir evitando estar em ambientes com grandes aglomerações e o compartilhamento de itens de uso pessoal como maquiagens, toalhas, pincéis e fronhas por entrarem em contato com os olhos.
Além disso, é importante manter sempre a higiene das mãos e olhos com frequência.
O que fazer para evitar as doenças comuns do verão?
Então, essas e outras doenças costumas aparecer em maior frequência na estação mais quente do ano. Porém, podem evita-las tomando alguns cuidados. Bem como lavar as mãos com frequência, armazenar os alimentos na geladeira, manter-se sempre bastante hidratado, lavar-se bem após o uso de piscina ou praia, uso frequente de protetor solar, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, lavar corretamente frutas e verduras, evitar o consumo de produtos vendidos por ambulantes.
Sendo assim, seu verão será mais agradável, aproveitando melhor suas férias nessa estação.