A depressão é conhecida como a doença do século e vem assolando uma grande parte da população mundial. Cada vez mais, o número de pessoas buscando ajuda vem aumentando, ainda mais depois de campanhas de conscientização, como o famoso setembro amarelo, que tem como objetivo a prevenção do suicídio. Veja aqui no Brasil 123, 3 antidepressivos naturais e como utilizá-los.
Os antidepressivos naturais passaram a surgir com maior frequência, com clientes correndo para descobrir formas de como utilizá-los para melhorar o seu quadro psicológico. De fato, existem algumas substâncias que são úteis para aumentar os hormônios da felicidade, como serotonina e dopamina, e podem ajudar a combater esse mal.
Saiba quais são e como utilizar os antidepressivos naturais
Esse método de tratamento é ideal para quem não gosta de tomar remédios em cápsula e, por isso, aumenta a adesão das pessoas que estão mais deprimidas. Dentre as opções, é possível escolher apenas uma ou fazer uma combinação, as tomando em momentos diferentes do dia.
No entanto, não se pode esquecer que esses antidepressivos naturais precisam estar associados a outros suportes, de preferência um acompanhamento profissional. Essa terapia é importante para combater as causas reais do quadro depressivo e gerar uma melhora efetiva.
Chá de hipericão
O hipericão é uma planta originada no Sul da Europa e no Norte da África, sendo trazida para o Brasil há tempos, onde acabou se tornando bem consumida. Também conhecida como erva de São João, os seus compostos possuem características que servem como antidepressivos naturais e aliviam os sintomas de crise.
Dentre as manifestações combatidas, estão: rebaixamento e alterações de humor, ansiedade, irritabilidade e hiperatividade. O modo de como utilizar é bem simples. Para realizar a receita, apenas será preciso de 2 gramas de folhas secas de hipericão e 1 litro de água.
Primeiramente, ferva a água e adicione a erva, deixando no fogo por mais 3 a 5 minutos. Em seguida, é só esperar ficar morno e coar os bagaços. O ideal é tomar 1 xícara após cada refeição principal, ou seja, 3 vezes ao dia.
Chá de açafrão
O açafrão é um condimento muito presente nas cozinhas brasileiras e já possui resultados científicos sobre a sua atuação como antidepressivo natural. Ele contém uma substância chamada safranal, a qual é importante para regular os níveis hormonais de serotonina e dopamina.
Com isso, é possível obter uma estabilização do humor e diminuir a ansiedade, principalmente em quadros com crises muito longas. O modo de como utilizar é o mesmo, apenas devendo-se usar 1 colher de chá de açafrão, meio litro de água e 1 limão.
Chá de raiz de Valeriana
A planta Valeriana já é utilizada para fins medicinais por médicos de todo o mundo, pois ajuda a regular o ciclo de sono e manter uma maior disposição no início do dia, principalmente naqueles momentos que é preciso de interação social.
Assim, esse antidepressivo natural reduz os níveis de estresse diário e ameniza a sensação de ansiedade. Ainda, como mencionado, combate fortemente a insônia. Deve-se utilizar o mesmo método de preparo, apenas usando as medidas de 5 gramas da raiz e 200ml de água.