Algumas profissões se aposentam mais cedo pelo INSS que o tempo regular. Isso acontece pela exposição que elas causam aos trabalhadores, uma vez que elas podem causar certos danos à saúde das pessoas. Sendo assim, certos cidadãos podem solicitar a aposentadoria especial do INSS.
Vale ressaltar que a aposentadoria antecipada muitas vezes envolve critérios específicos e a comprovação do tempo de serviço em condições especiais. Portanto, é importante que os trabalhadores que desejam se aposentar mais cedo consultem o INSS ou um profissional de previdência.
Quer saber mais sobre estes profissionais? Então, continue conosco na leitura deste texto pois traremos muitas informações sobre este assunto.
Por que alguns profissionais se aposentam mais cedo pelo INSS?
Alguns profissionais se aposentam mais cedo pelo INSS por conta da exposição a agentes nocivos à saúde que a atividade laboral causa. O tempo de contribuição para as profissões que se encaixam na aposentadoria especial pode variar entre 15, 20 e 25 anos, dependendo, afinal, da atividade que o trabalhador realiza.
Quais profissionais se aposentam mais cedo pelo INSS?
Veja abaixo uma lista com as principais atividades laborais que tem direito à aposentadoria especial do INSS:
- Professores: os professores podem receber o benefício da aposentadoria antecipadamente. Para os docentes do ensino básico, é possível, portanto, se aposentar com 25 anos de contribuição uma vez que comprovem que a dedicação de todo esse tempo foi ao magistério. Para as professoras, a idade mínima é de 50 anos, e para os professores, 55 anos.
- Mineiros: os profissionais que trabalham em minas subterrâneas enfrentam condições de trabalho difíceis e perigosas. Devido a essas condições, o INSS permite, então, que mineiros se aposentem após 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo do grau de exposição aos riscos.
- Trabalhadores da construção civil: A natureza desgastante do trabalho na construção civil também possibilita a aposentadoria especial.
- Trabalhadores rurais: os trabalhadores rurais têm um regime de aposentadoria diferente. Eles podem se aposentar por idade, com 60 anos para homens e 55 para mulheres, desde que comprovem pelo menos 180 meses de trabalho rural.
- Eletricistas: por conta dos riscos que possuem relação com o trabalho com eletricidade, os eletricistas também têm direito à aposentadoria especial.
- Metalúrgicos: os metalúrgicos, devido à exposição a agentes químicos, físicos e biológicos, também têm direito à aposentadoria especial.
- Profissionais de saúde: diferentes profissionais de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, podem se aposentar mais cedo, pois enfrentam uma exposição a agentes biológicos e nocivos.
- Aeroviários: Trabalhadores da aviação, como aeroviários, também têm direito à aposentadoria especial devido à exposição a ruídos e riscos específicos da profissão.
- Trabalhadores em hospitais e laboratórios: os profissionais que trabalham em hospitais e laboratórios, também têm direito à aposentadoria especial. Isso ocorre por conta da exposição a agentes biológicos e químicos.
- Químicos e farmacêuticos: profissionais que lidam com substâncias químicas perigosas ou trabalham em laboratórios, por conta dos perigos destas profissões, podem se aposentar após 25 anos de contribuição.
Como solicitar esta aposentadoria?
A solicitação pode ter a sua realização de maneira on-line através do “Meu INSS”. Basta clicar na opção “Novo Pedido” e em seguida digitar “aposentadoria por tempo” e, por fim, selecionar o serviço.
Você já conhecia as profissões que se aposentam mais cedo pelo INSS? Compartilhe conosco deixando um comentário abaixo!