O senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, pediu uma reunião extraordinária no Congresso Nacional. De acordo com ele, os parlamentares precisam debater a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais alguns meses.
Neste momento o Congresso está em recesso. Isso acontece por causa das regras dos regimentos tanto da Câmara Federal como do Senado Federal. Por isso, é natural que os senadores e deputados estejam de férias neste momento.
Mas o senador Alessandro Vieira disse que não há tempo para descanso agora. De acordo com ele, os parlamentares precisam debater a prorrogação do período de calamidade pública. Isso abriria portanto um espaço para que o Governo gastasse mais com o Auxílio Emergencial.
Além disso, ele quer iniciar também um debate sobre vacinação. De acordo com o senador, essa é uma questão que envolve uma série de interesses. O Governo Federal vem recebendo uma série de críticas pela condução da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.
Em tese, o Congresso pode realizar reuniões extraordinárias no meio dos períodos de recesso. Para isso, no entanto, o país deve estar vivendo um período de emergência ou, ao menos, de interesse público relevante. Para o senador Alessandro este é um desses momentos.
Reunião no Congresso
Mas ainda não se sabe se essa reunião vai vingar de fato. De acordo com as informações do próprio Senado o pedido do senador é apenas um pedido. Dessa forma, ainda não se sabe se o Congresso vai mesmo se reunir para discutir o tema.
Nesta sexta-feira (8), o Brasil registrou a marca de mais de 1300 mortos em um único dia por causa da pandemia do novo coronavírus. Os dados mostram portanto que a situação de calamidade do país só acabou no papel. Na prática, a situação ainda é dramática.