O congestionamento no INSS nunca foi tão grande. Isso porque, segundo algumas informações do próprio instituto, mais de 1,7 milhões de pessoas aguardam na fila para a concessão de benefícios.
Dessa forma, é importante que os contribuintes estejam atentos a esses números, para saber como agilizar o processo.
Por isso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Congestionamento no INSS: veja detalhes e como agilizar seu pedido
Conforme mencionado anteriormente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta um grande congestionamento de processos. Isso afeta a vida de mais de 1,7 milhão de brasileiros que aguardam o retorno sobre a aprovação de benefícios como aposentadorias, auxílios e pensões.
De acordo com alguns dados publicados no Portal da Transparência do INSS, atualmente há 1.197.750 pessoas aguardando análise administrativa, ou seja, a fase em que toda a documentação já foi enviada e está em processo de análise por um servidor do INSS. Além disso, há outras 596.699 pessoas esperando por perícia médica.
Quais as causas do congestionamento no INSS?
Diversos fatores contribuem para o congestionamento no INSS. Entre eles, estão a falta de servidores para análise dos processos, a burocracia e a complexidade dos procedimentos internos e a falta de investimentos em tecnologia para agilizar o atendimento aos cidadãos.
Além disso, segundo as informações do INSS, a falta de perito também contribui para o congestionamento da fila.
Por conta desses fatores, os contribuintes devem saber o que fazer para que a solicitação do benefício não fique parada no INSS.
Como agilizar o pedido junto ao INSS?
Apesar do congestionamento, existem algumas medidas que os contribuintes podem tomar para agilizar o pedido junto ao INSS.
Assim sendo, a primeira delas é manter a atualização de todos os documentos em dia, garantindo que não haja problemas na análise do seu processo.
Além disso, é importante acompanhar regularmente o andamento do pedido por meio do site ou aplicativo do Meu INSS. Isso porque, nesses canais é possível verificar se há alguma pendência ou se o processo está aguardando análise.
Ademais, uma alternativa para quem está aguardando a análise do INSS é solicitar a antecipação do benefício. Entretanto, essa antecipação volta-se somente para casos de auxílio-doença e auxílio-acidente.
Para que o requerente consiga a antecipação do benefício, ele poderá solicitá-la por meio do aplicativo ou site do Meu INSS.
MEI: Saiba como conseguir uma aposentadoria maior!
Busque a ajuda de especialistas
Por fim, em casos mais complexos ou quando o cidadão se sente perdido no andamento do processo, é importante buscar orientação de especialistas.
Existem profissionais como advogados e contadores que são especialistas em direito previdenciário e podem auxiliar na análise, no acompanhamento do pedido e até mesmo na interposição de recursos, caso necessário. Dessa forma, esses profissionais que possuem conhecimento técnico, podem otimizar o processo e aumentar as chances de sucesso na concessão do benefício.
Agora que você já sabe tudo sobre o congestionamento do INSS e como agilizar o pedido junto ao órgão, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!