Congelar alimentos se tornou uma prática muito comum atualmente. Muitas pessoas se adaptaram a, ao invés de comprar comida congelada, fazem a própria comida em casa e congelam. Ou seja, as pessoas guardam a comida para vários dias após elas terem sido preparadas. Veja as vantagens de adotar essa prática e como fazer isso, na matéria abaixo.
Primeiro dia de aula das crianças, saiba como lidar: dicas para pais e filhos
Congelar alimentos é uma opção válida para quem não tem tempo
Congelar alimentos é uma boa opção para aquelas pessoas que não têm muito tempo disponível para cozinhar. Isso porque elas podem cozinhar apenas uma vez e comer pela semana inteira. Também é possível montar um cardápio semanal e cozinhar várias comidas diferentes, para distribuir pelos dias da semana, variando o cardápio. Congelar alimentos também é ideal para quem prefere investir seu tempo em outras coisas, que não sejam o preparo de alimentos. Isso porque é possível fazer tudo de uma vez e congelá-los.
Evita o desperdício
Congelar alimentos evitam o desperdício, principalmente se você mora sozinho. Isso porque você não perde a comida que está na geladeira, já que pode fazê-la toda de uma vez e comê-la aos poucos. Ou seja, você economiza tempo, dinheiro e não joga comida fora.
Dieta saudável
Para congelar alimentos, você não precisa abrir mão de uma dieta saudável. Isso porque muitos alimentos saudáveis e nutritivos podem ser congelados. Alguns deles são verduras e legumes, pães, ovos, nozes e castanhas, leite, queijos, frutas, feijão, café e carnes. Contudo, para congelá-los, não basta colocá-los na geladeira.
Como congelar e descongelar alimentos
Cada alimento exige um preparo diferenciado para ser congelado. Alguns podem ser congelados crus, como é o caso de frutas e verduras. Já outros, você pode congelar somente após tê-los preparado. Isso acontece no caso dos alimentos que você precisa, necessariamente, cozinhar para comer, como os grãos (arroz, feijão, grão-de-bico).
Hábitos que danificam os cabelos: 7 coisas que você não deve fazer
No caso do arroz, basta cozinhá-lo e temperá-lo normalmente. Para descongelá-lo, leve-o ao microondas e coma apenas com este aquecimento. Já o feijão, você pode cozinhar e congelar. Para descongelá-lo, refogue o feijão, com tempero.
Se você quiser comprar vários pães para congelar, também é possível. Contudo, os pães devem estar bem amarrados dentro de sacolas plásticas. Do contrário, ao descongelar eles ficarão com uma textura molhada e nada agradável, ficando impossível comer.
Alguns alimentos congelados, você deve consumir imediatamente após o congelamento, como as frutas, por exemplo. Isso porque elas empretecem rapidamente depois de retiradas da geladeira. Outros, você pode retirar, consumir e guardar novamente na geladeira, como é o caso das comidas específicas de almoço e jantar.
É importante frisar que os alimentos que forem descongelados não devem passar por novo processo de congelamento. Isso pode fazer com que eles fiquem impróprios para o consumo, ainda mais se for feito mais de uma vez. Por isso, congele várias pequenas porções e retire apenas aquelas que você for consumir imediatamente.
Como ser uma pessoa mais comunicativa: 6 dicas para interagir mais