Nesta quinta-feira (20), está confirmada a liberação de um novo lote do Auxílio Gás, subsídio voltado para as famílias em vulnerabilidade social, para ajuda na compra do gás de cozinha.
Agora em janeiro serão 5,47 milhões de famílias beneficiadas com este auxílio, com o valor de R$ 52, totalizando um investimento do Governo Federal de quase R$ 285 milhões.
Siga a leitura e saiba como são realizados os repasses do Auxílio Gás e qual o grupo contemplado neste lote.
Auxílio Gás
Em primeiro lugar, é válido mencionar que o benefício foi instituído pela Lei nº 14.237, de novembro de 2021, e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 3 de dezembro de 2021.
Assim, será concedido um benefício por família, a cada dois meses, sendo que as famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania de acordo com os critérios estabelecidos na lei do programa.
Os requisitos para participação são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Ainda mais, o valor do benefício corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
Prioridade
É importante lembrar que 108 mil beneficiários, residentes em municípios afetados pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais, receberam o Auxílio Gás em dezembro de 2021, de forma prioritária, com o objetivo de amenizar os impactos sobre as famílias atingidas pelas enchentes nestes estados.
Além disso, de acordo com o Ministério da Cidadania, excepcionalmente nos primeiros 90 dias, terão prioridade de pagamento do Auxílio Gás, nessa ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.
Quem recebe hoje o Auxílio Gás?
O pagamento do subsídio segue o mesmo cronograma do Auxílio Brasil, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) das pessoas cadastradas.
Uma vez com o valor creditado do vale gás, o cidadão pode movimentar pelo aplicativo Caixa Tem, e pode realizar compras e pagar contas com o cartão de débito virtual e QR Code.
Ou ainda, para aqueles que recebem por meio de cartão, podem realizar saques nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes bancários e agências da Caixa.
Quer consultar se vai ter direito? Então saiba que pode fazer isso através dos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, além do telefone 111.
Veja também: Perícia médica: INSS inicia projeto-piloto com uso da telemedicina