Nesta quinta-feira (16), os beneficiários do Programa Auxílio Brasil com Número de Identificação Social (NIS) de dígito final 5 recebem o pagamento da segunda parcela pela Caixa Econômica Federal.
Vale destacar que neste mês o valor mínimo de R$ 400 é aplicado para todos aqueles que estão enquadrados no programa.
Auxílio Brasil com aumento em dezembro
O complemento para alcançar o novo valor foi possível por conta da Medida Provisória nº 1.076 editada pelo governo, através da qual foi criado o Benefício Extraordinário.
Sendo assim, com os recursos remanescentes do Bolsa Família, foi possível aplicar um complemento aos beneficiários do Auxílio Brasil, de forma que todos alcancem o valor mínimo de R$ 400 neste mês.
Calendário do Auxílio Brasil
As datas de pagamento seguem no modelo do antigo Bolsa Família, isto é, com a liberação dos créditos nos 10 últimos dias úteis do mês. No entanto, em dezembro, em função do feriado de Natal, os pagamentos vão até o dia 23, com a antecipação de uma semana em relação ao calendário regular.
- NIS de final 1 – 10 de dezembro;
- NIS de final 2 – 13 de dezembro;
- NIS de final 3 – 14 de dezembro;
- NIS de final 4 – 15 de dezembro;
- NIS de final 5 – 16 de dezembro;
- NIS de final 6 – 17 de dezembro;
- NIS de final 7 – 20 de dezembro;
- NIS de final 8 – 21 de dezembro;
- NIS de final 9 – 22 de dezembro;
- NIS de final 0 – 23 de dezembro.
Beneficiários do Auxílio Brasil
Podem participar do programa social as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham gestantes, mães que amamentam, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
Para se candidatar ao benefício, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado os seus dados cadastrais nos últimos 2 anos.
É importante ressaltar que o cadastramento é um pré-requisito, mas não implica a entrada imediata da família no programa. Isso porque, mensalmente o Ministério da Cidadania seleciona as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
Consulta de valores por aplicativo
O beneficiário pode consultar as informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, utilizado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Quem recebia o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, segue com o mesmo procedimento. Assim, seguem com os créditos por meio de Poupança Social Digital, e podem movimentar o saldo do Auxílio Brasil pelo aplicativo.
Ainda mais, os cartões e senhas utilizados para o saque do Bolsa Família seguem válidos, e podem ser utilizados para receber o novo benefício.
Já para aqueles que desejam sacar o auxílio, saibam que podem usar os mesmos canais: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e as próprias agências da Caixa, que agora seguem o horário de atendimento das 10h às 16h.
Veja ainda: Câmara aprova PEC dos Precatórios em segundo turno