A consulta online do FGTS traz praticidade aos trabalhadores com direito a esse benefício. Poder verificar seu saldo, saber se o ente empregador está fazendo os repasses, tudo de forma confortável e descomplicada é o sonho de muita gente.
O fato é que o aplicativo do FGTS proporciona essas comodidades e muito mais.
As funcionalidades do app do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço possibilitam a realização de diversos serviços. Assim, sem sair do conforto da sua casa, ou sem precisar deixar seus afazeres no trabalho, você consegue realizar diversas operações na sua conta.
Quer saber todas as comodidades que o aplicativo do FGTS pode proporcionar? Continue a leitura do texto até o final!
O que é FGTS
Primeiramente, o FGTS é a sigla para facilitar a identificação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse fundo, portanto, teve sua criação com o objetivo de proporcionar proteção ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa.
Assim todo trabalhador que sofre demissão tem a garantia de recursos para manter suas despesas até a realocação em um novo emprego. Desse modo, diante da abertura de uma conta em banco, com vínculo com o contrato de trabalho são feitos depósitos regulares por parte do empregador.
Dessa maneira, no começo de cada mês, o ente empregador faz o depósito, nessa conta na CEF, em nome do trabalhador, que teve abertura com o início do contrato de trabalho. O valor que a entidade deve depositar corresponde a 8% do rendimento do funcionário.
Por fim, o saldo do FGTS é composto pelo montante desses depósitos, que a empresa deposita a cada mês. Portanto, o montante existente no fundo pertence ao empregado ele pode sacar parte desse valor dependendo da modalidade de saque que optou. No entanto existem algumas regras para o saque desses valores, porém é possível dispor do total em algumas situações específicas.
Criação do fundo de garantia
A saber, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve sua criação no ano 1966 pela Lei nº 5.107, que ocorreu em 13 de setembro deste ano. Entretanto, ela entrou em vigor somente a partir do ano seguinte, em 01 de janeiro de 1967.
Seu objetivo foi proteger os trabalhadores que trabalham sob o regime CLT ao sofrer demissão sem justa causa. Dessa forma, funciona de maneira semelhante a uma reserva financeira.
Tudo que é possível pelo aplicativo do FGTS
De acordo com o que mencionamos anteriormente você já sabe que funcionalidades do aplicativo do FGTS são inúmeras. Veja essas possibilidades abaixo:
- Realizar a Consulta dos valores com autorização para o crédito;
- Realizar a consulta das datas que são feitos os créditos na conta-poupança social digital;
- Fornecer a Informação de que não deseja receber o crédito do valor;
- Fazer a solicitação para retornar o valor creditado para a conta FGTS;
- Proceder às alterações no cadastro para a criação de conta-poupança social digital.
- Realizar a consulta para saber se o trabalhador tem direito a modalidade de saque extraordinário do FGTS;
Pronto, agora você já conhece todas as funcionalidades do aplicativo do FGTS. É só baixar o app e mãos a obra.