Com certeza, uma das coisas mais famosas entre os trabalhadores no Brasil é o FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço existe há muitos anos e ajudou milhões de brasileiros a terem segurança financeira. Assim, quando você precisa de dinheiro urgente, pode sacar do FGTS para receber ajuda.
Um dos saques mais famosos e discutidos do FGTS é o saque-aniversário. Embora algumas pessoas critiquem esse jeito de sacar, ele tem suas vantagens.
Continue lendo para entender mais sobre esse tipo de saque e descobrir as coisas boas que ele pode trazer.
Quais os saques mais populares do FGTS?
Para quem não sabe muito sobre como funciona o FGTS, explicar isso é fácil. Quando alguém começa a trabalhar formalmente no Brasil, ganha uma conta no FGTS. Contudo, isso só acontece se tiver um emprego registrado.
Assim, essa conta é aberta na Caixa Econômica Federal e recebe parte do salário do trabalhador enquanto ele estiver no mesmo emprego. A cada mês, 8% do salário é colocado nessa conta. Mas quando dá para pegar o dinheiro do Fundo?
Bom, primeiro, quando alguém é demitido sem justa causa, pode pegar o saldo do FGTS. Também é possível sacar quando se aposenta, em situações de desastre ou até para comprar uma casa. E agora tem uma nova forma: o saque-aniversário. Portanto, como o nome diz, dá para tirar dinheiro todo ano no mês de aniversário.
Veja também: FGTS: Saque extraordinário é CONFIRMADO; Saiba como consultar!
Vantagens e desvantagens do saque-aniversário do FGTS
O saque-aniversário foi aprovado em 2019, no começo do governo de Jair Bolsonaro. Desde então, muitas pessoas criticaram esse saque. A razão é que, quando alguém escolhe fazer esse saque parcial, não pode usar o Saque Rescisão por 2 anos. Desse modo, isso quer dizer que se for demitido nesse tempo, não pode pegar o dinheiro do FGTS.
Todavia, apesar dessa desvantagem, o saque-aniversário tem suas vantagens. Primeiro, é fácil de usar, pois qualquer saldo na conta permite fazer o saque. Além disso, o trabalhador pode usar o dinheiro como quiser. Também é uma maneira de adiantar dinheiro, o que pode ser útil. Resumindo, o saque-aniversário é uma boa renda extra.
Novo saque do Fundo liberado
Outra maneira de pegar o dinheiro do FGTS é através do Saque por Calamidade Pública.
Dessa forma, isso é permitido para os trabalhadores que vivem em áreas atingidas por desastres naturais, como chuvas fortes, enchentes e tempestades. Primeiro, o prefeito ou governador da região afetada precisa declarar calamidade pública e pedir ajuda à Defesa Civil.
Depois disso, a Caixa autoriza o saque para esses casos. Recentemente, eles permitiram que trabalhadores de várias cidades pudessem pegar o dinheiro. Isso acontece porque o Brasil está passando por um período de chuvas intensas, que estão destruindo muitas casas.
Quem tem direito ao saque por calamidade pública?
Bem, para pegar o dinheiro do FGTS por Calamidade Pública, você precisa ter dinheiro suficiente na conta, é claro. E também não pode ter retirado dinheiro por esse motivo nos últimos 12 meses.
Por fim, é importante mencionar que o valor que você pode pegar é de R$ 6,2 mil.
Veja também: FGTS em caso de doença: Veja como sacar
Como consultar esse saque?
Você pode conferir o Saque por Calamidade Pública no site do FGTS ou usar o aplicativo, que está na Apple Store (para iPhone) e na Google Play Store (para Android). Assim, para ver, basta entrar com seu login e clicar em ‘Meus Saques’.
Além disso, você pode verificar se há outras opções disponíveis, como o saque-aniversário, por exemplo. E também pode checar quanto dinheiro tem no seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Veja também: Caixa tenta recuperar R$ 1,9 bilhão que foi utilizado em empréstimos envolvendo o FGTS