Na quarta-feira, dia 30 de novembro, finaliza os pagamentos relacionados ao benefício Auxílio Brasil do mês. E a preocupação já começa quanto ao pagamento do mês de dezembro. Por isso, hoje nós vamos indicar quem pode não receber o Auxílio Brasil no mês de dezembro.
Como será o pagamento do Auxílio Brasil no mês de dezembro de 2022?
O pagamento do Auxílio Brasil no mês de dezembro de 2022, ocorrerá a partir do dia 12 até o dia 23 de dezembro, data antecipada tendo em vista os feriados de Natal e Ano-Novo.
De acordo com o calendário:
- NIS final 1: 12/12;
- NIS final 2: 13/12;
- NIS final 3: 14/12;
- NIS final 4: 15/12;
- NIS final 5: 16/12;
- NIS final 6: 19/12;
- NIS final 7: 20/12;
- NIS final 8: 21/12;
- NIS final 9: 22/12;
- NIS final 0: 23/12.
Então, juntamente com o benefício do Auxílio Brasil, as pessoas que são elegíveis para receber o Vale Gás, irão receber o valor de R$112,00 (a ser confirmado ainda pela ANP).
Mas vale ressaltar que é o último mês em que os beneficiários receberão o valor de 100% do valor médio do botijão de gás de cozinha. Pois a partir do mês de fevereiro de 2023, próximo mês de pagamento, o valor do auxílio será de 50% do valor médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg.
Além disso, o valor do Auxílio Brasil, será a última parcela de R$600,00 (que é o valor transitório do benefício). A partir do ano de 2023, existem ainda indefinições sobre o valor a ser pago, considerando, a mudança de presidente, e junto com ela, alterações são prováveis de existir.
Sabe-se da existência da PEC de Transição, mas como foi protocolada no dia 28 de novembro, não há garantias de que seja aprovada ainda neste ano de 2022.
Quem pode não receber o Auxílio Brasil no mês de dezembro?
O Ministério da Cidadania, convocou as famílias que estavam sem atualização cadastral desde os anos de 2016 e 2017, para fazer a atualização, diretamente no CRAS de sua cidade.
Assim, após dois adiamentos dos prazos finais para a atualização, o prazo encerrou no dia 11 de novembro. Logo, é bem provável, que as famílias que não realizaram a atualização dos dados até o último prazo, não irão receber o benefício no mês de dezembro, sendo suspenso, pelo período de 30 dias.
Caso o beneficiário não atualize dentro deste prazo, haverá o cancelamento do benefício. E para receber novamente o benefício, terá que refazer o cadastro no CadÚnico, aguardar a análise e aprovação, e entrar na fila de espera.
De acordo com informações, considerando o período de transição de governos, o benefício somente terá a aprovação, a partir de janeiro de 2023. Não se tem definido ainda as datas em que começarão a ser aprovados os benefícios novos.
Fique esperto! A folha de pagamento de dezembro, começa a rodar a partir do dia 1º, então você tem alguns dias para não ter seu benefício suspenso. Se antecipe aos problemas. Faça a sua parte!