Diante do andamento da primeira rodada do Bolsa Família em 2024, muitos questionamentos são feitos sobre os valores do benefício.
Ainda mais, existe um grupo específico que busca por confirmações: as famílias unipessoais. Afinal, sim, as famílias compostas por um único membro também podem ter direito a receber as parcelas.
Regras para o repasse do Bolsa Família para unipessoais
Em resumo, os requisitos para isso incluem a atualização constante do Cadastro Único e uma renda per capita mensal familiar limitada a R$ 218.
No entanto, é preciso destacar que tivemos uma mudança.
Por conta de uma normativa emitida em agosto de 2023 pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), ficou determinado que os cadastros das famílias unipessoais poderão representar, no máximo, 16% do total de inscritos do Bolsa Família em cada município.
Valor do benefício
Na prática, desde que atendam os critérios mencionados, quem se enquadrar na categoria de família unipessoal tem direito a, no mínimo, um repasse de R$ 600 do Bolsa Família.
Isso porque a maioria dos adicionais do programa social são voltados para as famílias com gestantes ou crianças.
Calendário do Bolsa Família em janeiro de 2024
Acompanhe a programação do Bolsa Família para este mês:
- NIS de final 1 – 18 de janeiro;
- NIS de final 2 – 19 de janeiro;
- NIS de final 3 – 22 de janeiro;
- NIS de final 4 – 23 de janeiro;
- NIS de final 5 – 24 de janeiro;
- NIS de final 6 – 25 de janeiro;
- NIS de final 7 – 26 de janeiro;
- NIS de final 8 – 29 de janeiro;
- NIS de final 9 – 30 de janeiro;
- NIS de final 0 – 31 de janeiro.
Canais de informações sobre o Bolsa Família
Agora, para quem busca consultar os valores ou esclarecer outras questões, cabe mencionar quais são os canais de atendimento.
Assim, a central de atendimento do MDS, responsável pelo gerenciamento do programa, pode ser contatada através do número 121.
A saber, a ligação é gratuita e pode ser feita de um telefone fixo ou móvel. Aliás, durante o atendimento, será solicitado o número do CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Além disso, uma outra opção é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, que é responsável pelos pagamentos do Bolsa Família. O atendimento da Caixa pode ser realizado através do número 111. Nesse canal, é possível obter informações específicas sobre o cartão e os saques do benefício.
Por fim, para aqueles que preferem a praticidade do ambiente digital, cabe citar que as consultas também podem ser feitas através do aplicativo Caixa Tem ou do próprio aplicativo do Bolsa Família.