O coletor menstrual chegou como uma alternativa econômica e sustentável e está cada vez mais popular entre as brasileiras. Contudo, muitas mulheres não sabem quais são os benefícios de usar esse copinho de silicone! Por isso, abaixo você vai conferir os principais!
Vale lembrar que, qualquer mulher pode usá-lo. Na hipótese da mulher nunca ter tido relação sexual, pode acontecer o rompimento do hímen, visto que o coletor menstrual é inserido na vagina. Outra informação importante é que ele possui dois tamanhos, sendo um para mulheres que nunca tiveram filhos e o outro para mulheres que já tiveram uma gestação.
Principais benefícios do coletor menstrual
- Sustentável
Por ser reutilizável ele não gera resíduos mensalmente. Você vai comprar o produto uma vez e a cada uso vai lavá-lo e usar novamente. No caso dos absorventes normais você descarta dezenas todo ano e eles demoram de 400 a 450 anos para desaparecerem.
- Econômico
O coletor menstrual dura, aproximadamente, 5 anos. O valor que cada mulher vai economizar depende da intensidade do fluxo e do número de absorventes usados em cada ciclo. Mas, sem dúvida alguma, vai haver economia.
- Autonomia
Ele não precisa ser trocado com a mesma frequência que o absorvente convencional, sendo que pode ficar até 12 horas sem ser retirado. Se a mulher quiser ir à praia, piscina ou cachoeira ele dará mais liberdade, visto que ela poderá usar roupa de banho e nadar como se não estivesse menstruada.
Importante lembrar que o número de vezes que a mulher precisará esvaziar o coletor menstrual vai variar de acordo com a intensidade do fluxo. Cada vez que ele for tirado, ela vai esvaziá-lo e higienizá-lo.
A higienização durante o período menstrual é simples, sendo feita no banho com água e sabonete neutro. Já, no final da menstruação é só ferver o coletor e guardar para o próximo mês. A limpeza frequente é importante para evitar algum tipo de infecção no canal vaginal.
Leia também:
– Depressão na terceira idade: saiba mais sobre esse problema
– Diferenças entre os shampoos low poo e os no poo
Curta a página do Brasil 123 no Facebook para acompanhar mais dicas de saúde e bem-estar!